Encontro sobre “Água e Sociedade” na UAlg apresenta desafios para a sustentabilidade no Algarve – 17 de outubro – Faro

Encontro sobre “Água e Sociedade” na UAlg apresenta desafios para a sustentabilidade no Algarve – 17 de outubro – Faro

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, presidirá à sessão de encerramento

A Algfuturo – União pelo Futuro do Algarve e a Universidade do Algarve (UAlg) vão realizar um debate subordinado ao tema “Água e Sociedade”, no próximo dia 17 de outubro, com início às 9 horas, no Auditório 1.5, do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve.

No primeiro painel (09:45), que irá centrar-se no “Enquadramento e evolução do conhecimento”, José Paulo Monteiro, docente da UAlg, trará a debate a “Água: Passado, Presente e Futuro dos Usos, Gestão e Conhecimento”. Manuela Moreira da Silva, docente da UAlg, falará sobre “Origens Alternativas e Uso Eficiente da Água no Atual Cenário de Alterações Globais, e Luís Chícharo, também docente da UAlg, abordará a “Água e Sustentabilidade dos Ecossistemas”. No mesmo painel, António Carmona Rodrigues, docente da Universidade Nova de Lisboa (UNL) traçará uma perspetiva sobre as “Origens, Evolução e Abastecimento de Água a Sul do Tejo”.

O segundo painel (11:30) dedicado à “Gestão e Uso” iniciar-se-á com Pedro Coelho, administrador regional da Agência Portuguesa do Ambiente – Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve, que apresentará a “Água nas Origens: Situação Atual e Perspetivas Futuras”. Já Joaquim Peres, presidente da Águas do Algarve, falará sobre “Água para o Consumo Humano”. Este painel terminará com a apresentação “Água para a Agricultura”, por Pedro Valadas Monteiro, diretor Regional da Agricultura e Pescas do Algarve. João Reis, da Algfuturo, será o moderador dos dois painéis.

Da parte da tarde, às 14:30, tem início o terceiro painel, intitulado “Agricultura: culturas, tecnologias avançadas e rega”, que conta com as seguintes intervenções: José Carlos Tomás (Direção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve); Pedro Nascimento (Associação dos Regantes do Sotavento), João Garcia (Associação dos Regantes de Silves); Helder Henriques (Associação dos Regantes de Alvor); José Oliveira (AlgarOrange); João Bento (Madrefruta). Francisco Piedade, diretor do jornal Região Sul (online) será o responsável pela moderação.

Para as 16:15 está marcado o último painel, dedicado ao “Turismo: usos públicos, alojamentos, golfe”. Participarão neste painel José Carlos Rolo (C.M. Albufeira), João Fernandes (RTA), Custódio Moreno (IPDJ), Elidérico Viegas (AHETA), e António Miranda (Associação Portuguesa de Greenkeepers). A moderação estará a cargo de Hugo Rodrigues, jornalista do Sul Informação.

Às 17:45, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, presidirá à sessão de encerramento, que também contará com a presença do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau.

O encontro é aberto a toda a comunidade, através de transmissão via streaming (link a disponibilizar brevemente em www.ualg.pt)

O artigo foi publicado originalmente em Postal do Algarve.

Comente este artigo
Anterior PRR: Protecção da floresta e luta contra incêndios com apoios de 665 milhões
Próximo Drone da Força Aérea volta a cair um mês e meio depois

Artigos relacionados

Últimas

Vitacress lança salada Essencial com fiambre de peru

A Vitacress – empresa do grupo RAR, com sede em Odemira – acaba de lançar no mercado uma nova salada. A Salada Essencial está […]

Últimas

Fruit Attraction cria marketplace e rede digital para o sector hortofrutícola

Até 31 de Outubro está em funcionamento a Frui Attraction LIVEConnect, a maior rede social e mercado online do mundo, direccionada ao sector das frutas e legumes. […]

Comunicados

Agrozapp selecionado para participar no Web Summit 2017

De 6 a 9 de novembro, o agrozapp vai marcar presença no Web Summit para apresentar os seus mais recentes desenvolvimentos para o setor Agrícola. […]