A Egocultum, empresa ribatejana que se dedica à produção de grão-de-bico, volta a marcar presença na AgroGlobal, depois de em 2018 ter participado no Tech Stage do certame.
A 7.ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas realiza-se de 9 a 11 de Setembro de 2020, em Valada do Ribatejo. As inscrições para expositores já estão abertas, aqui.
O projecto da Egocultum nasceu em 2018 pela mão de José Augusto Azoia, jovem agricultor de Santarém, que pegou numa semente de grão-de-bico, património da família há várias gerações, e com características diferenciadas (tais como calibre e tempo de cozedura), procedendo à selecção e melhoramento genético e posterior registo da variedade no catálogo nacional.
Assim nasceu o projecto grão-de-bico “Casal Vouga” que já venceu o prémio “Origens” do Intermarché, na categoria “Produção Primária”, e o “Prémio Nacional de Agricultura 2019” na categoria “Jovens Agricultores”.
A parceria com outros agricultores é uma das linhas mestras deste projecto que entende a partilha de conhecimento sobre esta cultura como factor de sucesso da mesma. Para o ano de 2020 a Egocultum prevê uma área total de sementeira de grão-de-bico na ordem dos 500 hectares, em parceria com cerca de 40 agricultores do Ribatejo e Alentejo.
Agricultura e Mar Actual