Na quinta edição do Prémio Cinco Estrelas, a marca de uva de mesa portuguesa Dona Uva foi a vencedora na categoria “Fruta”. A marca obteve «uma satisfação global de 77,5%» no universo de «mais de 1.100 consumidores que participaram nos testes de experimentação e no amplo estudo de mercado» que sustentaram a escolha dos vencedores, refere um comunicado da Dona Uva.
Segundo o comunicado, os consumidores «experimentaram “às cegas” as diferentes marcas de uva de mesa a concurso», tendo a marca Dona Uva obtido 10 pontos (pontuação máxima) no critério sensorial “frescura” e «acima de oito pontos» no “aspecto”, na “doçura”, no “sabor” e na “textura”. Acresce a isto que a marca «também reuniu maior consenso no que diz respeito à intenção de compra e à relação qualidade-preço do seu produto».
Iniciativa promovida pela empresa U-Scoot, o Prémio Cinco Estrelas «mede o grau de satisfação global dos consumidores de acordo com os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra: “Satisfação pela experimentação”, “Relação preço-qualidade”, “Intenção de compra”, “Confiança na marca” e “Inovação”». Este prémio comporta várias categorias e os vencedores «beneficiam de um plano de comunicação, implementado pela organização do Prémio, que inclui TV, imprensa, rádio, digital e acções personalizadas», bem como o direito de «usar o logo Portugal Cinco Estrelas em todas as suas peças de comunicação durante o ano em que são vencedoras».
Para a organização de produtores Frutalmente, a proprietária da marca de uvas de mesa, este galardão vem «premiar a aposta na qualidade que, desde sempre, tem orientado a estratégia dos produtores da Dona Uva». «O nosso sistema de produção, totalmente ao ar livre e da forma mais tradicional, confere mais e melhor sabor às nossas uvas. São naturais, têm um sabor verdadeiro, distintivo, e os consumidores notam a qualidade. Além disso, devido ao maior esforço de comunicação que temos feito no último ano e também pela maior presença quer na grande distribuição quer no comércio tradicional, a Dona Uva tem vindo a ganhar níveis de notoriedade muito interessantes. Esta distinção vem reconhecer o nosso trabalho, tanto na produção como na comercialização», defende Mário Rodrigues, director executivo da Frutalmente.