Dona Uva ganha prémio ‘Cinco Estrelas 2019’

Dona Uva ganha prémio ‘Cinco Estrelas 2019’

Vila Franca de Xira, 10 de janeiro de 2019 – A Dona Uva, marca de uva de mesa portuguesa, venceu pela primeira vez o Prémio Cinco Estrelas, na categoria Fruta, com uma satisfação global de 77,5%. O sabor e a doçura da Dona Uva foram os preferidos dos mais de 1100 consumidores que participaram nos testes de experimentação e no amplo estudo de mercado que ajudaram a encontrar os produtos de excelência em cada categoria.

A frescura (10 pontos, o máximo na classificação), o aspeto, a doçura, o sabor e a textura (todos acima de 8 pontos) dos bagos e cachos da Dona Uva foram os critérios sensoriais de avaliação mais apreciados pelos consumidores que experimentaram, ‘às cegas’, as diferentes marcas de uva de mesa a concurso. Mas não foi só na satisfação com a experimentação que a Dona Uva levou a melhor. Também reuniu maior consenso no que diz respeito à intenção de compra e à relação qualidade-preço do seu produto.

O Prémio Cinco Estrelas 2019, na sua quinta edição e que mede o grau de satisfação global dos consumidores de acordo com os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra (Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra, Confiança na Marca e Inovação), vem assim premiar a aposta na qualidade que, desde sempre, tem orientado a estratégia dos produtores da Dona Uva.

“O nosso sistema de produção, totalmente ao ar livre e da forma mais tradicional, confere mais e melhor sabor às nossas uvas. São naturais, têm um sabor verdadeiro, distintivo, e os consumidores notam a qualidade. Além disso, devido ao maior esforço de comunicação que temos feito no último ano e também pela maior presença quer na Grande Distribuição quer no comércio tradicional, a Dona Uva tem vindo a ganhar níveis de notoriedade muito interessantes. Esta distinção vem reconhecer o nosso trabalho, tanto na produção como na comercialização”, afirma Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente, a única organização de produtores de uva de mesa em Portugal e proprietária da marca Dona Uva.

A Dona Uva é uma marca de uvas, 100% produzida em Portugal, nas regiões do Oeste e do Ribatejo. Além das variedades mais tradicionais, incluindo a tão portuguesa D. Maria, a Dona Uva tem vindo a alargar o leque de oferta, incluindo uvas sem grainha. É certificada em GlobalGAP e, mais recentemente, em referencial BRC Food.

Mário Rodrigues

Comente este artigo
Anterior Corrupção nos fundos europeus?
Próximo Campanha “Gosto do Meu Mercado” celebrada em Belgrado

Artigos relacionados

Comunicados

Drought in Europe Summer 2018: crisis management in an orderly chaos

[Fonte: Farm Europe]
This summer recorded very high temperatures, which caused droughts that affected agricultural production heavily (e.g. arable crops and animal feed) in many EU countries. At the request of many Member States, the European Commission has activated a number of measures and derogations. […]

Comunicados

2BForest participa na ExpoMortágua, 30/5 a 2/6

A 2BForest aposta mais uma vez na divulgação ativa da Gestão Florestal e da importância do setor florestal na dinamização das zonas rurais, participando de 30 de maio a 2 de junho na ExpoMortágua 2019, em Mortágua. […]

Comunicados

CIM do Tâmega e Sousa promove visitas de campo a explorações agrícolas de kiwis e de mirtilos

Depois da visita de campo a uma exploração agrícola de cogumelos shiitake, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai organizar visitas de campo a explorações agrícolas de kiwis e de mirtilos.
A visita de campo dedicada à produção de kiwis está agendada para o dia 12, […]