Desta vez em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, o documentário da Rewilding Portugal e João Cosme venceu o 2º lugar na categoria de Melhor Documentário, dos Xposure Photography and Film Awards. Foram mais de 600 filmes de 60 países a candidatarem-se e existiram apenas 9 vencedores. É já o quinto prémio atribuído ao filme.
Este documentário, que acompanha a emocionante viagem do rio Côa, que corre de sul para norte, dando a conhecer as suas paisagens sem fim, e a incrível a vida selvagem que o rodeia, e que está a regressar, mostra-nos como a Rewilding Portugal tem vindo a devolver a natureza a este grande corredor de vida selvagem ao longo dos últimos cinco anos.
Realizado por João Cosme, as premiações têm vindo um pouco de todo o lado, trazendo reconhecimento a este trabalho, tanto à produção audiovisual do filme em si como do trabalho da própria organização no terreno. Desta vez foi em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, que este filme venceu o 2º lugar na categoria de Melhor Documentário, dos Xposure Photography and Film Awards. Foram mais de 600 filmes de 60 países a candidatarem-se e existiram apenas 9 vencedores.
E este é já o quinto prémio atribuído ao filme, depois de ter vencido a medalha de ouro em Documentários de Vida Selvagem no International Tourism Film Festival (África do Sul); Melhor Direção de Fotografia (DOP) no Fest5 International Film Festival (Índia); Melhor Cinema Verde no International Disaster Film Festival (Turquia); Prémio Especial do Júri no XIII Finisterra Alentejo Film Art & Tourism Festival (em Sines).
O documentário “Côa Mais Selvagem”, lançado no final do ano de 2024, tem estado a passar por diversas salas a nível nacional desde então e continua nessa viagem pelo país e também no estrangeiro também agora em 2026. Foram mais de 40 sessões e 3.000 espectadores até agora. O filme passou também já por duas vezes na SIC, em horário nobre deste tipo de conteúdos e teve mais de um milhão de espectadores a assistir. Estes números demonstram bem o entusiasmo nacional que se tem criado à volta do movimento de rewilding e também atestam a qualidade do trabalho produzido.

O lado mais selvagem de Portugal em documentário
O Grande Vale do Côa e os esforços de rewilding levados a cabo pela Rewilding Portugal nesta paisagem estão em destaque neste documentário de natureza “Côa Mais Selvagem”, que dá exatamente a conhecer esse lado mais selvagem de Portugal que é esta região do Grande Vale do Côa e o que está a ser feito para o restaurar e potenciar, num filme de 55 minutos que acompanha a viagem do rio Côa na sua totalidade, dando a conhecer espécies, comportamentos, coexistência, funcionalidade e empreendedores que apoiam e alavancam este projeto.
Um grande corredor de vida selvagem que está a ganhar nova vida nos últimos cinco anos e projetando-se já para o futuro. Um filme de 55 minutos realizado por João Cosme, especialista neste segmento, com produção da Rewilding Portugal, tendo Fernando Teixeira como diretor de produção.
Fonte: Rewilding Portugal














































