A Festa da Castanha que se realiza anualmente em Folgosinho, no concelho de Gouveia, vai ser assinalada este ano com um percurso pedestre, uma ação de plantação de soutos e um pequeno lanche/magusto, foi hoje anunciado.
Devido ao atual contexto de pandemia, à situação de calamidade e consequentes restrições às atividades que promovam aglomerados e ajuntamentos, o município de Gouveia, a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR, entenderam não realizar a Festa da Castanha nos moldes habituais, mas assinalar a ocasião com iniciativas a realizar no próximo dia 31.
O município de Gouveia refere em comunicado enviado à agência Lusa que naquele dia “irá realizar-se um percurso pedestre, que irá culminar com uma ação de plantação de soutos e um pequeno lanche/magusto”.
A iniciativa começa pelas 08:30, no Adro de Viriato, em Folgosinho (local onde habitualmente se realiza a Festa da Castanha) e a caminhada terá início às 09:00, culminando na zona da Portela, onde será feita a ação de plantação de castanheiros e distribuído o lanche/magusto aos participantes.
Segundo a autarquia, as inscrições na atividade serão limitadas a 20 participantes, que serão separados em grupos de quatro (preferencialmente constituídos por coabitantes e acompanhados por um guia) que deverão partir com o distanciamento de 50 metros entre si e manter esse distanciamento ao longo do percurso.
A fonte indica que a atividade poderá ser cancelada em resultado de condições meteorológicas adversas, do agravamento da situação pandémica ou de alterações legislativas que possam resultar na proibição ou impossibilidade da sua realização.
A Festa da Castanha, que este ano não se realiza na aldeia de Folgosinho, na Serra da Estrela, devido à pandemia causada pela covid-19, tem sido, nas suas sucessivas edições, “um momento mobilizador dos produtores de castanha e produtos confecionados com base neste fruto, em torno do qual se desenvolve uma atividade económica, com forte tradição e potencialidades na aldeia de Folgosinho”, lembra a fonte.
“Trata-se de um evento onde, num ambiente de festa e de feira, é impulsionada a venda direta do fruto, de produtos derivados do mesmo e de outros produtos gastronómicos típicos desta região”, acrescenta.
A autarquia de Gouveia refere ainda que a Festa da Castanha “tem sido um momento alto de atração de turistas e [de] visitantes a Folgosinho e ao concelho, com o objetivo de experienciar uma vivência de aldeia, acompanhada pelos tradicionais sabores locais, onde a castanha assume o protagonismo gastronómico”.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.213 pessoas dos 103.736 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Discussão sobre este post