Na região Entre Douro e Minho, área de mercado Entre Douro e Minho, verificou-se uma subida da cotação do grelo de nabo à saída de produção (SP) em molho de 25%, devido a uma redução da oferta. Em sentido contrário, um aumento da oferta levou a uma desvalorização das cotações da alface frisada/lisa estufa SP em 17% e couve “Penca” SP não calibrada 11%.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, na semana em análise, devido aos estragos avassaladores causados pela depressão Kristin, não foi possível atualizar os dados.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, a maior parte da comercialização dos produtos hortícolas realiza-se em leilão. Verificou-se um aumento acentuado das cotações do tomate “Redondo” SP médio em 116% e alface frisada SP não calibrada 33%, devido a uma maior procura, menor oferta que foi baixa e melhor qualidade dos produtos face à semana anterior. Também uma maior procura com oferta média e produtos de melhor qualidade, levou a uma valorização das cotações da couve “Repolho Tipo Coração” SP não calibrada em 103%, couve-flor SP não calibrada 45% e mais ligeira de 10% para o tomate “Cacho” SP. Relativamente às descidas, verificou-se uma desvalorização para o tomate “Coração de Boi” SP grado em 46%, devido a uma menor procura, ligeiro aumento da oferta, que foi baixa, e pior qualidade do produto. Descida igualmente para a cotação da couve “Portuguesa” SP não calibrada em 45%, tomate “Chucha” SP médio 37%, espinafre SP 18% e pepino SP não calibrado 17%, em resultado de uma diminuição da procura, oferta quase nula e pior qualidade dos produtos. Uma redução da procura com oferta baixa e qualidade inferior, levou a uma descida das cotações do alho francês SP em 33%, tomate “redondo maduro” SP grado 27% e couve “Brócolos” SP não calibrada 22%. Por fim, descida também das cotações do tomate “Redondo” SP grado em 27% e batata-doce SP não calibrada 18%, devido a uma diminuição da procura com oferta média e pior qualidade dos produtos.
Na área de mercado Península de Setúbal, as condições climatéricas e o estado dos solos, não permitiram a recolha de dados de batata primor/nova vermelha SP grado/médio saco.
No Algarve, a oferta de pepino estufa SE foi fraca e a cotação teve uma ligeira descida em 10%.














































