Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 26 Outubro a 1 Novembro 2020

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 26 Outubro a 1 Novembro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos borregos analisados, de <12 kg, 22-28 kg e de >28 kg, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na Beira Interior a oferta e a procura de borrego foram médias nas três áreas de mercado, Castelo Branco, Cova da Beira e Guarda. Completa estabilidade das cotações dos borregos de <12 kg nas três áreas analisadas e dos borregos de 13-21 kg na Guarda.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e relativamente fraca em Viseu; a procura foi muito fraca nas duas áreas. Em Viseu a oferta está a aumentar, desequilibrando a relação oferta -procura. Estabilidade generalizada de cotações.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de ovinos foi fraca e a procura foi média. Após a subida generalizada de cotações dos borregos que ocorreu na passada semana, a tendência foi de estabilidade.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca em todas as áreas de mercado com exceção de Évora, em que foi média; a procura foi média no Alentejo Litoral, Estremoz, Alentejo Norte e Elvas e relativamente animada em Évora e Beja.

A procura de animais para exportação com destino a Israel tem mantido o mercado relativamente animado. No que se refere às cotações, apenas a referir uma ligeira redução dos borregos de 22-28 kg no Alentejo Litoral (-10 cêntimos / kg).

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi relativamente fraca e a procura média. Estabilidade de cotações dos borregos de <12 kg e de 13-21 kg nas três áreas de mercado, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 kg subiu em relação à semana anterior na região da Beira Interior (+16 cêntimos / kg); estabilidade destes animais na Beira Litoral e em Trás-os-Montes.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado da Sertã, relativamente fraca na Cova da Beira e média na Guarda. A procura foi média nas três áreas analisadas, Cova da Beira, Guarda e Sertã. A oferta é insuficiente para satisfazer a procura na Cova da Beira e na Sertã. Subida da cotação +freq. dos cabritos de <10 kg na Cova da Beira (+50 cêntimos / kg).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de cabrito foram muito fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Coimbra e Viseu. A oferta, apesar de escassa, revela-se suficiente para satisfazer a procura nas duas áreas, a qual sofreu uma diminuição esta semana. Estabilidade das cotações dos cabritos e dos animais adultos nas duas áreas.

Em Trás-os-Montes a oferta de cabrito foi relativamente fraca e a procura foi média. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi muito fraca e a procura relativamente fraca. Após a subida significativa das cotações dos cabritos ocorrida na passada semana, a tendência foi de estabilidade.

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e relativamente fraca no Alentejo Norte; a procura foi muito fraca no Alentejo Norte e relativamente fraca em Estremoz. Estabilidade de cotações nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 26 Outubro a 1 Novembro 2020
Próximo Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 26 Outubro a 1 Novembro 2020

Artigos relacionados

Últimas

Feira Agrícola: Verona – Itália – 29 de janeiro a 1 de fevereiro

A Feira Agrícola, que neste ano de 2020 irá contar com a sua 115ª edição, nasceu em 1898 e representa a feira mais antiga do setor da agricultura na Itália. […]

Blogs

Entrevista | Investigadores portugueses tentam “criar” arroz com vitaminas do complexo B

No laboratório de Genómica de Plantas em Stress, no ITQB NOVA, em Oeiras, a Professora Margarida Oliveira e a sua equipa estudam […]

Nacional

Smurfit Kappa celebra Global BPP Day a mostrar embalagens sustentáveis do futuro

A Smurfit Kappa celebrou o seu Global Better Planet Packaging Day simultaneamente em 28 localizações de 4 continentes, para mostrar que existe uma alternativa sustentável às embalagens não biodegradáveis. […]