Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, a oferta de castanha está dentro do expectável, face à reduzida disponibilidade depois dos incêndios do verão passado. Quanto à procura, está um pouco abaixo e poderá estar associada ao preço elevado praticado pelos produtores, como forma de tentar compensar as perdas provocadas pelos incêndios. Verificou-se uma subida das cotações da castanha “Martainha” SP saco grado 20 kg em 24% e à saída de estação (SE) saco 20 kg em 20%. A castanha SP é vendida para armazenistas que compram a castanha mais barata, levando a uma descida da cotação da castanha “Martainha” SP granel em 25%.
Na área de mercado Bragança, a campanha de produção e comercialização da castanha teve início na semana anterior. A qualidade do produto é boa, mas o calibre é de modo geral pequeno em todas as variedades. A procura foi boa, perante a realização das feiras da castanha em Vinhais e em Carrazedo de Montenegro e tendo em conta a festividade do São Martinho.
Na área de mercado Chaves, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha “Judia”.
No Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, não houve transações, nos operadores acompanhados, de maçã “Royal Gala” categoria I calibre >80, categoria II calibre >80, categoria II calibre 55-60 e 60-65, e de pera “Rocha” categoria II calibre >75.
Na área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma subida da cotação da framboesa SE cuvete 125g em 13%, devido a uma diminuição da oferta.
Na área de mercado Ribatejo, terminou a campanha de produção e comercialização da ameixa “Angeleno” e “Songold”.
No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização da laranja “Newhall” e terminou da “Valencia Late”.

Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, as quantidades transacionadas foram inferiores às verificadas na semana anterior. A amêndoa tem
concorrência de produto de outras regiões e de Espanha.
Na área de mercado Mirandela, a oferta de figo seco é média assim como a procura, o escoamento está a ser efetuado pelos agentes económicos do ano
anterior. O destino final deste produto é para os armazenistas dos grandes centros consumidores. As quantidades transacionadas foram inferiores às
verificadas na semana anterior. Produto de boa qualidade. Concorrência com produto de Espanha.
Na Beira litoral, área de mercado Viseu, a campanha de 2025 para a avelã está a ser marcada por uma cotação significativamente mais elevada face ao ano
anterior, reflexo direto da valorização do mercado internacional. Cotações estáveis.
Na Beira Interior, área de mercado Beira Interior, a campanha de produção e comercialização da avelã teve início na semana 41. Neste momento,
atendendo à idade jovem da maioria dos pomares, a produção é baixa sendo a procura média. Cotações sem alteração.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, manutenção das cotações do pinhão.
No Algarve, a alfarroba não teve alteração das cotações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis
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Cotações – Frutos frescos e secos – 27 de outubro a 2 de novembro de 2025












































