Devido ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia e às sanções impostas a este último, o maior produtor de flores da Europa, Países Baixos, deixou de exportar para estes dois países (maiores mercados consumidores de flores na Europa). O excedente criado nos Países Baixos foi escoado para outros mercados europeus, pressionando as cotações em baixa. Em Portugal já se fez notar em algumas flores, principalmente no caso do crisântemo.
Alstroeméria – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a procura e oferta estiveram médias. Boa qualidade e sem grande dificuldade de escoamento. Manutenção das cotações.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi suficiente para a procura média/baixa. Descida da cotação mais frequente. Pouca produção.
Arália – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta equilibrou a procura média/baixa. Cotações estáveis.
Cravo/Cravina – Na Região Norte, na área de mercado de produção Entre Douro e Minho, as cotações mantiveram-se estáveis. A oferta e a procura foram médias. Boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península Setúbal, a oferta e a procura foram média/baixa. Descida da cotação máxima para o cravo “Tipo Americano”. Pouca produção.
Crisântemo – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta e a procura estiveram baixas. Descida das cotações devido à grande concorrência de flor importada dos Países Baixos. Com o conflito entre a Ucrânia e a Rússia e as sanções impostas e este último, os Países Baixos (principal produtor de flores) deixaram de exportar e ficaram com um excedente de produto, obrigando a escoar o crisântemo para outros mercados europeus.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta do crisântemo “Tipo Spray” (despedida) foi baixa e a procura esteve relativamente baixa. Descida da cotação máxima.
Espargo – Na Região Norte, na área de mercado de produção Entre Douro e Minho, a oferta foi suficiente para a procura média. Boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Cotações estáveis. Produção em estufa.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi suficiente para a procura média/baixa. Pouca produção. Cotações estáveis.
Estrelícia – Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral a oferta e a procura apresentaram-se muito fracas. Cotações estáveis.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta e a procura continuaram baixas. Manutenção das cotações.
Eucaliptos – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi média/baixa e a procura baixa. Pouca produção. Cotações estáveis.
Feto – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e a procura também. Pouca produção. Subida da cotação mais frequente do feto grande.
Frísia – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal a oferta ainda foi relativamente baixa e a procura média. Boa qualidade. Descida das cotações.
Gerbera – Na Região Norte, na área de mercado de produção Entre Douro e Minho, a oferta e procura estiveram médias. Boa qualidade, sem dificuldade de escoamento. Cotações estáveis.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta e a procura estiveram baixas. Cotações sem alteração.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi suficiente para a procura média/baixa. Pouca produção. Descida das cotações mínima e mais frequente.
Gipsofila – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi média/baixa e equilibrou a procura. Pouca produção. Descida das cotações máxima e mais frequente.
Gladíolo – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta e a procura foram médias. Boa qualidade. Escoamento sem dificuldade. Cotações estáveis.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta continuou escassa e a procura também. Pouca disponibilidade no mercado. Cotações estáveis
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta apresentou-se relativamente baixa e a procura baixa. Cotações estáveis.
Girassol – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa assim como a procura. Manutenção das cotações.
Íris – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e a procura média/baixa. Descida da cotação mais frequente.
Lilium – Na região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta e a procura foram médias. Cotações estáveis. Boa qualidade. Escoamento sem dificuldade. Produção em estufa.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta e o procura foram baixas. A área de plantação foi reduzida. Cotações estáveis. Qualidade média.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi quase nula e a procura relativamente baixa. Qualidade média. Pouca produção. Cotações estáveis.
Limonium – Na Região Ribatejo Oeste, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta e a procura foram baixas. Cotações estáveis.
Mattiola – Na Região Ribatejo Oeste, área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e procura relativamente baixa. Descida da cotação mais frequente.
Ranunculus – Na Região Ribatejo Oeste, área de mercado Península de Setúbal, a oferta equilibrou a procura média/baixa. Descidas das cotações.
Rosa – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta equilibrou a procura média. Boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Cotações estáveis. Concorrência de produto importado do Equador e Países Baixos.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, iniciou-se a campanha de produção e comercialização da rosa.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e a procura relativamente baixa. Qualidade média. Pouca produção. Manutenção das cotações.
Ruscus – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta e a procura estiveram equilibradas e relativamente baixas. Pouca produção. Cotações estáveis.
Statice – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta e procura foram baixas. Fraca produção. Descida da cotação máxima.
Tulipa – Na região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta e a procura foram médias. Boa qualidade, sem dificuldade de escoamento. Manutenção das cotações. Concorrência de produto importado dos Países Baixos.
Na Região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta foi relativamente baixa para uma procura média. Cotações estáveis.
Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta foi baixa e a procura média/baixa. Descida das cotações máxima e mais frequente.