Aves
Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg), do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), do peru vivo (de 14 a 15 kg) e do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg) mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior. Subida da cotação média nacional do peito de peru (+10 cêntimos / kg).
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura foi animada. A oferta é um pouco insuficiente para satisfazer a procura, que é normal para a época. Aumento de cotações do peito de peru (+20 cêntimos / kg), uma vez a oferta é fraca.
No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura foi animada. As cotações mantiveram-se estáveis.
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos de gaiola na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados (ovotermo) das classes de peso L e M subiram em relação à semana anterior (+3 cêntimos / kg e +3 cêntimos / dúzia). Aumento das cotações médias nacionais dos ovos classificados de solo e de ar livre (+5 cêntimos / dúzia).
Na Beira Litoral a oferta foi abundante e a procura animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão- Lafões e Litoral Centro. Completa estabilidade de cotações.
No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi média e a procura foi relativamente animada. As entradas de ovos provenientes de Espanha estão condicionadas devido ao último foco de gripe aviária (galinhas poedeiras). Subida generalizada das cotações dos ovos de gaiola, na produção e classificados e dos ovos de solo e ar livre classificados (+10 cêntimos / kg e +10 cêntimos / dúzia).