A Coreia do Sul doou hoje mais de cinco mil toneladas de arroz para apoiar cerca de 233 mil pessoas vítimas da violência armada em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, anunciou o embaixador.
“Estamos plenamente conscientes que as comunidades de Cabo Delgado e das províncias do norte continuam a enfrentar sérias dificuldades provocadas pelo terrorismo, conflitos armados e desastres naturais recorrentes”, disse o embaixador da Coreia do Sul em Moçambique, Bok-won Kang, durante a entrega da doação em Cabo Delgado.
O diplomata sul coreano avançou ainda que a doação das cinco mil toneladas de arroz, feita através do Programa Alimentar Mundial (PAM), surge também em resposta às necessidades das comunidades afetadas por desastres naturais que afetaram o norte de Moçambique na última época chuvosa.
“Esta contribuição oportuna e generosa do povo coreano ajudará a evitar uma maior deterioração da segurança alimentar e nutricional dos grupos mais vulneráveis no norte”, disse o chefe do escritório do PAM em Cabo Delgado, Francisco Mendes.
Já para o governador provincial, Valige Tauabo, a doação sul coreana vai minimizar a insegurança alimentar nas comunidades afetadas pelos ataques armados que, ao regressarem às zonas de origem, não têm sempre a oportunidade de explorar os seus campos agrícolas.
Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, rica em gás, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico, que chegaram a provocar mais de um milhão de deslocados.
Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques de grupos extremistas islâmicos na província, um aumento de 36% face ao ano anterior, segundo dados divulgados recentemente pelo Centro de Estudos Estratégicos de África, uma instituição académica do Departamento de Defesa do Governo norte-americano que analisa conflitos em África.