Está aberta uma convocatória para a criação de 25 laboratórios cidadãos em Espanha e Portugal entre Dezembro de 2025 e Setembro de 2026.
A Rede Ibérica de Laboratórios de Cultura Comunitária e Ruralidades é uma iniciativa piloto que impulsionará a criação de laboratórios cidadãos em Espanha e Portugal entre dezembro de 2025 e setembro de 2026.
Estes laboratórios serão espaços de encontro, experimentação e cooperação entre a cidadania, instituições e agentes locais, orientados para a prototipagem de soluções culturais e sociais que reforcem a vida em comum, especialmente no meio rural.
Esta experiência-piloto destina-se a associações, instituições, fundações e coletivos interessados em desenvolver laboratórios de cultura comunitária orientados para a reflexão e a ação em torno da ruralidade e da vida em comum.
Quinze destes laboratórios deverão ser implementados em municípios e freguesias com menos de cinco mil habitantes. Os restantes dez poderão abordar a temática da ruralidade a partir de qualquer localidade.
O programa disponibiliza:
▪️ acompanhamento metodológico e formativo
▪️ um orçamento de mil euros por laboratório
▪️ participação num encontro presencial em Almedíjar (Castellón), a realizar em fevereiro de 2026.
📆 Encerramento da convocatória: 23h59 do dia 15 de Janeiro (hora de Portugal)
Saiba mais informações em Rede Ibérica de Laboratórios.
Este programa é promovido por La Ortiga Colectiva, La Ponte Ecomuseo, El Cinorrio, GRIGRI e o Programa de Extensão Universitária da Universitat Jaume I, de Espanha; e a Universidade de Aveiro, a Rede de Bibliotecas de Lisboa, a A GRUPA e a Planeta Alecrim Associação, de Portugal.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.














































