O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou hoje presença na sessão que marcou os 30 anos da Federação Agrícola dos Açores, declarando contar, “enquanto cidadão e governante”, com o “valor” que é acrescentado pela entidade, “verdadeira parceira na definição de políticas estratégicas”.
“Deixo uma palavra de felicitação e parabéns à Federação Agrícola dos Açores, a todos os agricultores em todas as ilhas e a todo o movimento associativo que representa o nosso povo”, declarou José Manuel Bolieiro, falando na sessão tida na Ribeira Grande.
Na verdade, sustentou, não estão a ser assinalados 30 anos de atividade, mas sim 10.950 dias, já que “na agricultura não fins de semana e não há feriados, e é bom perceber a dimensão da dedicação” de todos neste setor, prosseguiu o governante.
“É bom ter no movimento, na componente federativa, causas a benefício dos seus representantes. E a causa do preço justo e dos rendimentos é uma causa agarrada pela Federação Agrícola desde o primeiro instante e com inteligência”, sustentou José Manuel Bolieiro, falando da luta pela melhoria de rendimentos dos produtores e por um preço justo na cadeia de valor na sua plenitude.
A componente sustentável da lavoura açoriana foi também sublinhada pelo Presidente do Governo, que sublinhou a “dimensão estratégica da economia verde” da região no contexto europeu, tendo também sustentado que o movimento associativo deve ser “co-autor” de decisões políticas que tenha o setor como “destinatário”.
A cerimónia dos 30 anos da Federação Agrícola dos Açores homenageou antigos Presidentes do Governo dos Açores, ex-Secretários Regionais da Agricultura e ex-Presidentes da Federação Agrícola dos Açores, entre outros.
Nota enviada pelo Governo Regional dos Açores