Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Procedimentos de recrutamento abertos no GPP | outubro 2025

    A Maior Campanha de Natal do Setor Agrícola, Alimentar e Florestal Está Prestes a Arrancar! Junte-se a Nós!

    dgav

    Campanha de sensibilização para a importância da biossegurança na prevenção da gripe aviária | #NoBirdFlu

    copa cogeca logo

    EU-Morocco trade amendment risks dangerous precedent, warn Copa and Cogeca

    EDIA

    Alqueva assinala Dia Nacional da Água com foco na resiliência e gestão eficiente dos recursos

    thermometer

    Declínio de longo prazo em insetos montanhosos sob verões mais quentes

    uvas

    Declaração de colheita e produção de vinho tem de ser entregue até 30 de novembro

    dinheiro notas

    PS/Açores alerta para “incumprimento” do Governo Regional nos apoios à agricultura

    food fork knife

    Incentivos fiscais podem ser arma no combate ao desperdício alimentar

  • Opinião
    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    copa cogeca logo

    EU-Morocco trade amendment risks dangerous precedent, warn Copa and Cogeca

    01/10/2025
    dinheiro notas

    PS/Açores alerta para “incumprimento” do Governo Regional nos apoios à agricultura

    01/10/2025

    Cotações – Cereais – 22 a 28 de setembro de 2025

    01/10/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 22 a 28 de setembro de 2025

    01/10/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 22 a 28 de setembro de 2025

    01/10/2025

    Cotações – Frutos frescos e secos – 22 a 28 de setembro de 2025

    01/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Procedimentos de recrutamento abertos no GPP | outubro 2025

    A Maior Campanha de Natal do Setor Agrícola, Alimentar e Florestal Está Prestes a Arrancar! Junte-se a Nós!

    dgav

    Campanha de sensibilização para a importância da biossegurança na prevenção da gripe aviária | #NoBirdFlu

    copa cogeca logo

    EU-Morocco trade amendment risks dangerous precedent, warn Copa and Cogeca

    EDIA

    Alqueva assinala Dia Nacional da Água com foco na resiliência e gestão eficiente dos recursos

    thermometer

    Declínio de longo prazo em insetos montanhosos sob verões mais quentes

    uvas

    Declaração de colheita e produção de vinho tem de ser entregue até 30 de novembro

    dinheiro notas

    PS/Açores alerta para “incumprimento” do Governo Regional nos apoios à agricultura

    food fork knife

    Incentivos fiscais podem ser arma no combate ao desperdício alimentar

  • Opinião
    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    copa cogeca logo

    EU-Morocco trade amendment risks dangerous precedent, warn Copa and Cogeca

    01/10/2025
    dinheiro notas

    PS/Açores alerta para “incumprimento” do Governo Regional nos apoios à agricultura

    01/10/2025

    Cotações – Cereais – 22 a 28 de setembro de 2025

    01/10/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 22 a 28 de setembro de 2025

    01/10/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 22 a 28 de setembro de 2025

    01/10/2025

    Cotações – Frutos frescos e secos – 22 a 28 de setembro de 2025

    01/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Consumo dos portugueses em casa continua a aumentar mesmo após confinamento obrigatório

por Revista Frutas, Legumes e Flores
18-11-2020 | 10:29
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

O consumo em casa continuou a aumentar mesmo após o período de confinamento obrigatório decretado em Março pelo Governo, com os portugueses a realizarem, em média, mais três ocasiões de consumo em casa, por comparação com anos anteriores, de acordo com a análise “Mudanças no consumo em Portugal após a quarentena”, realizada pela Kantar e analisada por aquela consultora de mercado e pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca.

Por contraste com sectores afetados pelas consequências negativas da pandemia e com dinâmica fora do lar, como são a restauração ou a hotelaria, o consumo em casa sai favorecido, ao registar mais ocasiões através dos momentos de consumo tradicionalmente realizados fora do lar.

Em média, no mês de Junho, por exemplo, a evolução em ocasiões por momento de consumo aumentou 13,9% em relação ao meio da manhã, 38,5% em relação ao almoço e 33,7% ao meio da tarde, em comparação com igual período do ano passado.

Mais tempo em casa resulta também num crescimento de consumo ligado ao prazer, uma vez que 38,2% das ocasiões de consumo foram motivadas por esse factor, da mesma forma que 45% das ocasiões de consumo perdidas em out-of-home estão relacionadas com prazer.

«A análise mostra que quase dois terços dos momentos de consumo que fazemos em casa estão a ser partilhados e correspondem, de alguma forma, à compensação da necessidade de socialização que se perde fora de casa», sublinha Marta Santos, Manufacturers Sector director da Kantar.

Num contexto de confinamento, reinventaram-se refeições e o almoço aproxima-se do alcance do jantar, quer no número de consumidores (92% em Junho de 2020 vs. 82% em Junho de 2019), quer no de ocasiões (5,2 em Junho de 2020 vs. 4,2 em Junho de 2019).

Também os momentos de convívio após o jantar passaram a acontecer dentro de casa, principalmente entre os consumidores dos 20 aos 34 anos, que habitualmente estão 25% acima da média na presença fora de casa depois do jantar. Esta variedade de momentos de consumo fez disparar a venda de bebidas, nomeadamente de cerveja, verificando-se um aumento de 16% do volume total comprado para consumo dentro de casa.

Para Pedro Pimentel, director-geral da Centromarca, a conjuntura actual empurra os consumidores para um aumento substancial do tempo passado em casa e para a transferência do consumo para o lar em detrimento do que era realizado fora de casa. «Não é linear que para o conjunto sector do grande consumo esta transferência de ocasiões de consumo tenha um resultado amplamente positivo, pois, por exemplo, perdeu-se o forte impulso que era dado pelo fenómeno turístico, mas a conjuntura abre novas possibilidades e oportunidades para marcas, fabricantes e retalhistas, ao gerar, em especial no sector da alimentação e bebidas, uma nova atenção por parte dos consumidores, combinando racionalidade, saúde e indulgência», explica.

Marta Santos acrescenta: «o estudo revela que a evolução de indicadores como o desemprego e o teletrabalho, a cozinha eficaz, a preocupação com a saúde e a necessidade de convívio e de socialização mesmo dentro de casa será decisiva para determinar o futuro do sector do grande consumo».

Pedro Pimentel enfatiza que a segunda vaga da pandemia e as medidas que estão a ser tomadas, se bem que necessárias, podem penalizar ainda mais o consumo e a economia nos próximos meses. «O retrocesso no regresso a uma progressiva normalidade, os condicionalismos à mobilidade dos cidadãos e os receios associados ao consumo fora de casa penalizam fortemente o sector e terão um fortíssimo impacto no tecido económico nacional, com enormes custos financeiros e sociais. Esta segunda vaga representa, em especial para o Canal HoReCa, o dinamitar da ténue recuperação que vinham a fazer a partir dos meses de Maio e Junho, e pode significar a sentença de morte para milhares de estabelecimentos.»

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Webinar: Liderando a transição”, inspirado na Estratégia Do Prado ao Prato – 23 de novembro

Próxima Publicação

Fruteiras e olival com campanhas pouco favoráveis – Outubro de 2020

Artigos Relacionados

Últimas

Procedimentos de recrutamento abertos no GPP | outubro 2025

01/10/2025
Últimas

A Maior Campanha de Natal do Setor Agrícola, Alimentar e Florestal Está Prestes a Arrancar! Junte-se a Nós!

01/10/2025
dgav
Últimas

Campanha de sensibilização para a importância da biossegurança na prevenção da gripe aviária | #NoBirdFlu

01/10/2025
Próxima Publicação
INE estatistica logo

Fruteiras e olival com campanhas pouco favoráveis - Outubro de 2020

Discussão sobre este post

Opinião

António Covas
Últimas

Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

por António Covas
28/09/2025

Ler mais
Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Frango de carne e sustentabilidade

por Manuel Chaveiro Soares
21/09/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Procedimentos de recrutamento abertos no GPP | outubro 2025

01/10/2025

A Maior Campanha de Natal do Setor Agrícola, Alimentar e Florestal Está Prestes a Arrancar! Junte-se a Nós!

01/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.