O aumento das temperaturas e dos teores de humidade do solo contribuíram positivamente para o desenvolvimento vegetativo dos cereais de Outono/Inverno, que se encontram maioritariamente na fase de espigamento.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020, prevê-se que, a manterem-se as temperaturas amenas e as disponibilidades hídricas, a fase de enchimento do grão também decorra de forma favorável, pelo que se estimam aumentos generalizados do rendimento unitário dos cereais face à campanha anterior: +5% para o centeio, +10% para o trigo mole e cevada e +15% para o trigo duro, triticale e aveia.
Abril quente e muito chuvoso
O mês de Abril caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e muito chuvoso. A temperatura média do ar, 13,9 ºC, registou uma anomalia positiva de 0,8 ºC face à normal 1971-2000, sendo que em sete dias do mês a média das temperaturas máximas ultrapassou os 20 ºC. Quanto à precipitação, o valor médio de 117,1mm corresponde a 148% da normal (1971-2000), sendo de destacar o Centro e o Alto Alentejo (principalmente no interior) como as zonas que apresentaram maiores desvios positivos face à normal.
Quanto às reservas hídricas, o volume de água armazenado nas albufeiras de Portugal continental encontrava-se nos 74% da capacidade total, significativamente acima do valor registado no final do mês anterior (69%) mas ainda abaixo do valor médio de 1990/91 a 2018/19 (78%).
Agricultura e Mar Actual