Foram divulgados os vencedores da 14.ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, na conferência “+ Azeite + Futuro”, no decorrer da 41.ª edição da Ovibeja. Esta iniciativa, patrocinada em exclusivo pelo Crédito Agrícola há 10 anos consecutivos, é organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, com o apoio da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal.
Este ano, o Concurso recebeu um total de 93 amostras de azeite, provenientes de 9 países produtores – Alemanha, Brasil, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália e Portugal – avaliadas por um júri internacional composto por 30 especialistas e presidido pelo Professor José Gouveia, especialista mundial em azeites.
Os primeiros prémios do concurso distinguiram, com o Ouro, a Altas Quintas – Exploração Agrícola e Vinícola, S.A., na categoria Frutado Maduro, a Nutrifarms II Olives, S.A., na categoria Frutado Verde Ligeiro, a Monini SPA, na categoria Frutado Verde Médio, a Sabino Leone, na categoria Frutado Verde Intenso e a Essenza Agroecológica, LDA, na categoria Hemisfério Sul. A lista completa de vencedores (Ouro, Prata, Bronze e Menções Honrosas) pode ser consultada aqui.
Entre os vários premiados nacionais da 14.ª edição do Concurso, encontram-se Clientes do Crédito Agrícola, nomeadamente das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo do Nordeste Alentejano, do Alto Douro, de Guadiana Interior e do Douro e Côa, o que atesta a qualidade do sector a nível nacional, reforçando o compromisso do Crédito Agrícola com a valorização dos seus clientes e com o desenvolvimento das economias locais.
O Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, aberto a produtores individuais, associações de produtores, cooperativas e empresas de embalamento devidamente registadas, tanto nacionais como internacionais, tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade do azeite nacional e internacional, procurando valorizar o sector do azeite.
Fonte: Crédito Agrícola