A colheita das uvas de mesa Dona Uva, da organização de produtores Frutalmente, já arrancou com a variedade Cardinal, nos campos de Alcanhões. A campanha deverá estender-se até novembro e os consumidores podem encontrar esta fruta nas grandes superfícies comerciais do mercado nacional.
Este ano, a Dona Uva reforça o seu posicionamento com um manifesto claro: “Eu escolho Dona Uva”. Mais do que um mote, é um convite a escolher com consciência e a valorizar a produção nacional, que está presente nas prateleiras, mesmo quando não está à vista.
Em 2025, a presença da marca faz-se de forma mais discreta: na etiqueta das embalagens das marcas das grandes superfícies. Procurar Dona Uva é uma forma de continuar a apoiar a produção nacional, feita com saber, tradição e dedicação.
“A produção nacional enfrenta desafios crescentes, mas continuamos empenhados em garantir uvas de qualidade, com práticas responsáveis e respeito pela sazonalidade. Na Dona Uva quem manda é a natureza, preservamos as variedades tradicionais, sem esquecer a inovação e as tendências de mercado. Nesta campanha temos um desafio acrescido, incentivar o consumidor a procurar a nossa etiqueta, nas embalagens das grandes superfícies da moderna distribuição. Somos Dona Uva e continuamos a contar a nossa história para sermos a opção de escolha dos nossos clientes!”, afirma Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente.
A área de produção da Dona Uva abrange cerca de 170 hectares, distribuídos pelas regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo. A marca integra tanto variedades com grainha como sem grainha, garantindo diversidade e disponibilidade ao longo de vários meses.
Fundada em 2012 e reconhecida como Organização de Produtores em 2013, a Frutalmente é responsável pelas marcas Dona Uva, dedicada à uva de mesa, e Adoora, que abrange outras frutas como pêssegos, ameixas, nectarinas, figos, romãs e dióspiros.
Fonte: Dona Uva