O início da apanha da batata de regadio vem confirmar um aumento na produtividade (+5%, face à campanha anterior), que ocorreu também na batata de sequeiro, com a colheita já terminada em alguma regiões.
Quem o diz são os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Julho de 2019.
A incidência de doenças baixou consideravelmente com a realização dos tratamentos fitossanitários preventivos, principalmente anti-míldios. O calibre é regular, ainda que em algumas zonas de produção (principalmente no interior Norte) se tenham colhido tubérculos com menor calibre.
Rendimento unitário do arroz semelhante ao da campanha anterior
No arroz as sementeiras iniciaram-se na segunda quinzena de Abril e já se encontram concluídas, tendo decorrido sem problemas assinaláveis.
As germinações foram regulares, com bons povoamentos e ausência de infestantes, tendo a falta de temperatura impedido um desenvolvimento mais rápido e sustentado.
As primeiras previsões do INE apontam para a manutenção da produtividade da campanha anterior, quando a maioria das searas ainda se encontra na fase de início de afilhamento.
Agricultura e Mar Actual