Castelo Branco primeiro concelho com alertas de incêndios à população via Firerisk

Castelo Branco primeiro concelho com alertas de incêndios à população via Firerisk

A Câmara Municipal de Castelo Branco é a primeira autarquia portuguesa a dispor da aplicação Firerisk, a qual permite emitir alertas diretos à população em caso de incêndios florestais na área do concelho.

Com a aquisição desta App, a Câmara de Castelo Branco passa a dispor de um sistema de alertas que permite avisar os seus munícipes, em tempo real, em caso de ocorrência de incêndios ou de outro tipo de situações que estejam a evoluir na sua área geográfica.

A opção pela App Firerisk, que foi uma das vencedoras do concurso Startup Simplex, promovido pela Agência para a Modernização Administrativa, representa a aposta da Câmara de Castelo Branco na prevenção e alerta às populações, através do uso das novas tecnologias.

A autarquia aposta numa tecnologia única e inovadora, criada e desenvolvida por uma empresa de Castelo Branco, incubada no Centro de Empresas Inovadoras, o que demonstra também a aposta estratégica no apoio ao empreendedorismo.

Os utilizadores da App Firerisk podem ainda receber mensagens e alertas da Câmara de Castelo Branco sobre cortes de estradas, evacuação de espaços ou outros alertas e indicações úteis.

Com a utilização da aplicação, a Câmara de Castelo Branco cumpre os objetivos estratégicos no âmbito do planeamento da defesa da floresta e proteção civil, estando a inovar e a melhorar as estratégias de informação pública, divulgação e sensibilização sobre riscos.

A App FIRERISK reúne dados abertos de diferentes autoridades públicas, numa única plataforma sobre incêndios florestais. Sendo uma aplicação inovadora e exclusiva em Portugal e tem como objetivo contribuir para a mudança de paradigma da prevenção de incêndios florestais.

A aplicação reúne a informação sobre incêndios florestais, sendo dito o que deve saber, fazer e comunicar em caso de avistar ou ser afetado por um incêndio.

 

Para instalar a Aplicação: https://play.google.com/store/apps/details?id=firerisk.imonfire.com.fireriskapp

Mais informações em http://firerisk.pt/

Comente este artigo
Anterior PROLEITE propõe “Subsídio de Funeral” a preço de miséria… aos seus sócios e Produtores de Leite
Próximo Governo promove campanha para esterilização de animais de companhia

Artigos relacionados

Dossiers

Se acerca la hora de pedir las ayudas de la PAC (III): ¿Qué se considera creación de condiciones artificiales?

Mercedes Morán, ex-directora general de Política Agraria Comunitaria de la Junta de Extremadura
La normativa agrícola nos dice claramente que no se concederán ayudas directas, […]

Notícias gastronomia

Portugal acolhe pela primeira vez o concurso internacional de gastronomia

Pela primeira vez em Portugal, o congresso internacional de jovens chefes realiza-se na região do minho. A variedade e riqueza gastronómica minhota foram fatores decisivos para a escolha da realização do evento no nosso país em 2020. […]

Nacional

Costa avisa Berlim: Portugal rejeita cortes na coesão e PAC

[Fonte: Jornal de Negócios] À margem do encontro dos Amigos da Coesão, reunião que junta 17 Estados-membros da UE que recusam cortes nas políticas de coesão, […]