Capoulas entrega 126 borregas de recria de raça Bordaleira a criadores da Serra da Estrela

[Fonte: Agricultura e Mar]

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, desloca-se hoje, 17 de Julho, à sede da ANCOSE – Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela, onde procederá à entrega de 126 borregas de recria, concluindo assim a operação de reposição do efectivo de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela, perdido nos incêndios que em 2017 assolaram a região.

Trata-se de um compromisso assumido em Outubro do ano passado, através da assinatura de um protocolo entre o Ministério da Agricultura e a ANCOSE, em que foi assumida a contribuição do Ministério para a reposição de 500 ovelhas.

A entrega terá início a partir das 15 horas, na Quinta da Tapada, em Negrelos, Oliveira do Hospital.

A ANCOSE

A ANCOSE foi constituída em 6 de Novembro de 1981, por um grupo de criadores de ovinos da raça autóctone Serra da Estrela , e teve como principal objectivo, o melhoramento genético e a defesa da raça.

Entre 1981 e 1986, assegurou em parceria com os serviços oficiais e o Parque Natural da Serra da Estrela, a execução do contraste leiteiro, tendo então sido alargado a vários concelhos do solar da Raça Ovina Serra da Estrela.

Após 1986, passou a assumir integralmente o contraste leiteiro, e abrange todos os concelhos do solar da raça.

Gestora do livro genealógico da raça ovina Serra da Estrela

Em 1984, é nomeada como entidade gestora do livro genealógico da raça ovina Serra da Estrela, sendo até hoje, fiel depositária deste livro, contando com 267 produtores aderentes.

Em 1997, foi criada na ANCOSE, uma oficina/queijaria, destinada ao fabrico experimental e demonstrativo do queijo Serra da Estrela. A criação desta oficina permitiu que se estabelecessem estudos em parceria com estabelecimentos de ensino superior, sobre leite e cardo.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Capoulas entrega 126 borregas de recria de raça Bordaleira a criadores da Serra da Estrela foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Idanha-a-Nova vai ser a capital mundial da alimentação sustentável até domingo
Próximo El Fega recuerda que hasta el 31 de agosto se podrán modificar las parcelas agrarias de la solicitud única de la PAC

Artigos relacionados

Últimas

António Costa quer reforma florestal a avançar, mas admite que não produzirá efeitos imediatos

Lisboa, 22 jun (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, declarou hoje que esta é a altura para ser feita a “reforma há muito adiada da floresta”, mas ressalvou que não produzirá resultados “num mês, num ano ou em dois anos”.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

Ministro da Agricultura defende sanções aos municípios sem plano de prevenção para incêndios

[Fonte: Observador]

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, defende a “aplicação de sanções” aos municípios que não possuam um Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios atualizado.
Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o ministro da Agricultura, […]

Nacional

Enologia

Estágio de Vindima
A empresa Casa de Cello necessita de estagiário, com formação na área, para o período de vindima (final de Agosto até final de Outubro) para ajudar nas seguintes tarefas:

– Operações com prensa;

– Trasfegas;

– Adições;

– Limpeza da adega;

– Trabalhos com barricas; […]