Capoulas entrega 126 borregas de recria de raça Bordaleira a criadores da Serra da Estrela

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, desloca-se hoje, 17 de Julho, à sede da ANCOSE – Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela, onde procederá à entrega de 126 borregas de recria, concluindo assim a operação de reposição do efectivo de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela, perdido nos incêndios que em 2017 assolaram a região.

Trata-se de um compromisso assumido em Outubro do ano passado, através da assinatura de um protocolo entre o Ministério da Agricultura e a ANCOSE, em que foi assumida a contribuição do Ministério para a reposição de 500 ovelhas.

A entrega terá início a partir das 15 horas, na Quinta da Tapada, em Negrelos, Oliveira do Hospital.

A ANCOSE

A ANCOSE foi constituída em 6 de Novembro de 1981, por um grupo de criadores de ovinos da raça autóctone Serra da Estrela , e teve como principal objectivo, o melhoramento genético e a defesa da raça.

Entre 1981 e 1986, assegurou em parceria com os serviços oficiais e o Parque Natural da Serra da Estrela, a execução do contraste leiteiro, tendo então sido alargado a vários concelhos do solar da Raça Ovina Serra da Estrela.

Após 1986, passou a assumir integralmente o contraste leiteiro, e abrange todos os concelhos do solar da raça.

Gestora do livro genealógico da raça ovina Serra da Estrela

Em 1984, é nomeada como entidade gestora do livro genealógico da raça ovina Serra da Estrela, sendo até hoje, fiel depositária deste livro, contando com 267 produtores aderentes.

Em 1997, foi criada na ANCOSE, uma oficina/queijaria, destinada ao fabrico experimental e demonstrativo do queijo Serra da Estrela. A criação desta oficina permitiu que se estabelecessem estudos em parceria com estabelecimentos de ensino superior, sobre leite e cardo.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Viveiro de plantas italiano procura tecnologia que permita a micropropagação
Próximo Idanha-a-Nova: Feira Raiana arranca com Miguel Freitas

Artigos relacionados

Sugeridas

Governo aprova quatro novas centrais de biomassa num investimento de 185 milhões

O Governo deu luz verde a quatro novas centrais elétricas de biomassa florestal, a instalar nos concelhos de Vila Velha de Rodão, […]

Nacional

Ministra da Agricultura saúda resiliência do setor em ano de pandemia

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, estiveram hoje na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, onde destacaram a […]

Nacional

O futuro da floresta portuguesa, construído semente a semente

Com o objectivo de contribuir para uma floresta mais equilibrada, resiliente e biodiversa, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas detém quatro viveiros no território nacional, […]