Capoulas entrega 126 borregas de recria de raça Bordaleira a criadores da Serra da Estrela

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, desloca-se hoje, 17 de Julho, à sede da ANCOSE – Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela, onde procederá à entrega de 126 borregas de recria, concluindo assim a operação de reposição do efectivo de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela, perdido nos incêndios que em 2017 assolaram a região.

Trata-se de um compromisso assumido em Outubro do ano passado, através da assinatura de um protocolo entre o Ministério da Agricultura e a ANCOSE, em que foi assumida a contribuição do Ministério para a reposição de 500 ovelhas.

A entrega terá início a partir das 15 horas, na Quinta da Tapada, em Negrelos, Oliveira do Hospital.

A ANCOSE

A ANCOSE foi constituída em 6 de Novembro de 1981, por um grupo de criadores de ovinos da raça autóctone Serra da Estrela , e teve como principal objectivo, o melhoramento genético e a defesa da raça.

Entre 1981 e 1986, assegurou em parceria com os serviços oficiais e o Parque Natural da Serra da Estrela, a execução do contraste leiteiro, tendo então sido alargado a vários concelhos do solar da Raça Ovina Serra da Estrela.

Após 1986, passou a assumir integralmente o contraste leiteiro, e abrange todos os concelhos do solar da raça.

Gestora do livro genealógico da raça ovina Serra da Estrela

Em 1984, é nomeada como entidade gestora do livro genealógico da raça ovina Serra da Estrela, sendo até hoje, fiel depositária deste livro, contando com 267 produtores aderentes.

Em 1997, foi criada na ANCOSE, uma oficina/queijaria, destinada ao fabrico experimental e demonstrativo do queijo Serra da Estrela. A criação desta oficina permitiu que se estabelecessem estudos em parceria com estabelecimentos de ensino superior, sobre leite e cardo.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Idanha-a-Nova vai ser a capital mundial da alimentação sustentável até domingo
Próximo El Fega recuerda que hasta el 31 de agosto se podrán modificar las parcelas agrarias de la solicitud única de la PAC

Artigos relacionados

Nacional

Quantidade de pinhas de pinheiro-manso apreendidas quadruplica face a 2018

A apanha da pinha de pinheiro-manso, ainda que esteja caída no chão, está interditada fora do período de 01 de Dezembro a 31 de Março de 2020. […]

Nacional

GNR apreende 2,7 toneladas de pinhas em Gouveia. Período de apanha só arranca a 1 de Dezembro

O Comando Territorial da Guarda, da GNR — Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Protecção Ambiental de Gouveia, dia 20 de Novembro, […]

Nacional

Município de Oleiros financia combate biológico à vespa das galhas do Castanheiro


O Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal do Município de Oleiros, em conjunto com os técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro – […]