Beja investe em Biotriturador para prevenção de risco de Incêndios

Beja investe em Biotriturador para prevenção de risco de Incêndios

No âmbito da candidatura intermunicipal Prevenção de risco de Incêndio destinados à Proteção de Aglomerados Populacionais, a empresa Agricortes entregou hoje um novo biotriturador/estilhaçador no viveiro municipal de Beja.
Nesta entrega estiveram presentes o Vereador Arlindo Morais e Fernando Romba da CIMBAL.

Este equipamento permitirá a redução e a reutilização de resíduos verdes resultantes de desramas, podas e desmatações, incorporando a matéria orgânica no próprio solo, o chamado biocomposto, sem necessidade de se recorrer à realização de queimas, minimizando os gases emitidos, potenciadores do efeito de estufa para a atmosfera. Ao incorporar o biocomposto no solo aumenta-se a fertilidade deste, protegendo-o da acentuada mineralização da matéria orgânica por insolação, situação relevante nas condições de elevada temperatura existentes nesta região.

Será por isso uma mais-valia na operacionalização das ações de prevenção de risco de incêndio dos espaços verdes do Município.

O Município de Beja está agora mais preparado para fazer face aos incêndios em meio rural tendo investido ainda em sirenes, altifalantes, painéis informativos do risco temporal de incêndio e material informativo de sensibilização na prevenção de incêndios em meio rural.

O valor total do investimento do Município de Beja nesta candidatura é de 63.000€, sendo a taxa de comparticipação de 85%.

Comente este artigo
Anterior Milho e café entre as matérias-primas agrícolas que mais sobem
Próximo CBRE contrata Thomas Teixeira da mota para liderar a área de agribusiness no sul da Europa

Artigos relacionados

Nacional

Recuperação da Sousacamp em risco

A solução para passar da insolvência ao primeiro passo numa nova vida estava quase fechada, mas o maior produtor ibérico de cogumelos parece ter outra vez o futuro em risco. […]

Comunicados

Resultados das eleições para a Direção da SPMA – Secção de Pré-Misturas e Aditivos da IACA, para o Mandato 2021-2023

A única Lista candidata foi aprovada por larga maioria, com 95% dos votos a favor, continuando o Engº João Barreto (TECNIPEC) como Presidente da Direção, sendo acompanhado pelos Dr. Luis […]

Últimas

Los precios del porcino de capa blanca siguen sin cambios


Se mantiene la estabilidad en el mercado porcino otra semana más, con un incremento de peso de los animales por la recuperación estacional, […]