A BASF anunciou hoje, 3 de Novembro, que vai adquirir a ASL, empresa privada francesa que opera na melhoria de melão, num negócio que «vai assegurar e fará crescer a posição da BASF no negócio das sementes de melão». Em comunicado, a BASF indica que o acordo para a aquisição foi firmado a 28 de Outubro e que se prevê que esta fique concluída em 1 de Janeiro de 2023, «para garantir a transferência correcta de conhecimentos».
Segundo o comunicado, a aquisição – cujas condições financeiras não foram reveladas – abrange todos os activos da ASL, o que inclui a produção de sementes, os direitos de propriedade intelectual, o germoplasma, as instalações de investigação e desenvolvimento e a equipa de pessoal. A BASF explica que a ASL se especializou em melões de polpa laranja – como, por exemplo, os melões do tipo Cantaloupe e Charentais – e afirma que a decisão dos proprietário de avançarem com a venda da ASL «ao seu sócio de longa data, a BASF, garante a continuidade dos programas de melhoria de melão mais inovadores».
Para a BASF, a ASL é «uma das empresas de melhoria de melão mais inovadoras do mundo» e esta aquisição visa «continuar a expandir a sua posição de parceiro preferencial na cadeia de valor de frutas e legumes» e pressupõe «uma expansão dos programas de melhoria e produção de sementes de melão em França». O comunicado da BASF refere que «as instalações de produção e melhoria de sementes perto de Avignon vão complementar a rede da BASF de 13 unidades de melhoramento de sementes de hortícolas em todo o mundo e será a primeira unidade para actividade de I+D, como melhoria e selecção, localizada em França».
«Para a indústria internacional de sementes hortícolas, o melão é uma cultura importante. O portefólio de sementes hortícolas da BASF, comercializado sob a marca Nunhems, já abrange sementes híbridas de melão», diz Vicente Navarro, vicepresidente sénior do negócio de Sementes Vegetais da BASF. «Ao adquirir a ASL, continuamos a oferecer uma linha de melão altamente inovadora aos nossos parceiros da cadeia de valor e aos consumidores. Eles são a causa fundamental de todas as nossas actividades comerciais, a razão pela qual queremos fazer com que a alimentação saudável seja agradável e sustentável mediante a melhoria de novas variedades de melão que satisfaçam as suas expectativas quanto a sabor e conveniência», conclui Vicente Navarro.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.
Discussão sobre este post