Temporal poderá trazer tornados – Portugal continental ( 04-08/Nov )

Temporal poderá trazer tornados – Portugal continental ( 04-08/Nov )

” Temporal durante os próximos dias com com trovoadas intensas, inundações e possibilidade de tornados. “

— Trovoadas significativas, vento, inundações e tempo localmente severo.
Durante os próximos dias teremos o surgimento de um sistema de baixa pressão sobre o sul de Portugal Continental, que deverá mover-se para o oceano, e depois permanecer a oeste do território.

Esperamos assim a passagem de várias linhas de instabilidade, com trovoadas localmente significativas em especial no litoral, no Alentejo e no Algarve.

Alem da chuva localmente excessiva, com granizo, vento forte e inundações, os nossos algoritmos de previsão apontam também para a possibilidade de fenómenos tornádicos em especial no Algarve mas também em alguns pontos do Alentejo e litoral centro, incluindo área metropolitana de Lisboa.

” Risco meteorológico em todas as regiões, mas com foco principalmente no Algarve, Alentejo, litoral e montanhas da região centro.”

Ar tropical carregado de humidade deverá deixar chuvas intensas em todas as regiões, com máximos numa faixa entre o sudoeste e o nordeste do território.

—Esteja preparado para condições de mau tempo.

Há alguma incerteza no prognóstico destas situações de tempo mais revolto, estes fenómenos são de carácter volátil e muitas vezes ocorrem em espaços de tempo e em áreas muito reduzidas, no entanto vale a pena estar preparado. Deixamos aqui os conselhos mais básicos.

Se avistar um fenómeno de tempo severo, abrigue-se  preferencialmente numa divisão interior. Esteja preparado para cortes de luz. Não coloque o carro próximo a árvores, andaimes ou estruturas que possam cair. Mantenha em segurança os animais de estimação.
Siga as recomendações da ANPC.

Um ponto muito positivo no meio disto tudo é que temos aqui  um novo alivio  generalizado da situação de seca.

Algumas linhas de instabilidade mais activas poderão trazer vento muito forte, em especial no centro e sul.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior BASF vai comprar empresa francesa de I+D em melão
Próximo Maria do Céu Antunes participou no início simbólico da campanha da azeitona 20/21

Artigos relacionados

Nacional

Estrangeiros muito interessados no vinho e no azeite

Fundado numa região em que no setor agroindustrial predominam as pequenas e médias empresas, o Cluster Agroindustrial do Ribatejo hoje abarca um território mais alargado e os seus associados geram qualquer coisa como 2.241 milhões de euros em volume de faturação. […]

Dossiers

Nobreza da madeira portuguesa cativa mercado árabe

O dourado já não é o que era na relação das empresas portuguesas de mobiliário e design com os visitantes da Dubai Design Week. As madeiras nobres ganham crescente protagonismo, tal como o […]

Dossiers

Um terço da floresta já tem câmaras de videovigilância

Videovigilância com 80 equipamentos chega a 32% do território. Há regiões a descoberto, como Alto Tâmega, Douro e Algarve. […]