A delegada territorial do Ministério da Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Sustentável da Junta de Andaluzia em Sevilha, María Isabel Solís Benjumea, visitou a estação experimental da BASF em Utrera, Sevilha. Esta instalação, juntamente com o Limburgerhof localizado na Alemanha, faz parte das duas únicas estações experimentais que a BASF possui globalmente e representam um exemplo claro do compromisso da empresa com a pesquisa, sustentabilidade e digitalização no sector agrícola.
Durante a sua visita, a responsável pôde conhecer com o director da estação, Jesús Zúñiga, as diferentes linhas de pesquisa realizadas neste centro de inovação. Maria Isabel Solís verificou pessoalmente o compromisso estratégico da BASF com a digitalização desenvolvido nos últimos anos e observou como, especificamente em Utrera, várias iniciativas estão a ser realizadas no desenvolvimento, ajuste de novas metodologias e soluções digitais. Essas inovações permitirão obter diversas vantagens, como, por exemplo, maior eficiência e qualidade dos processos de pesquisa; e a criação exponencial de conhecimento, que permitirá a identificação de doenças antes mesmo do aparecimento dos sintomas, além de possibilitar a aplicação inteligente de recursos, entre outros. Para atingir esses objectivos, serão utilizados drones de diferentes tipos e tecnologias, além de sensores inteligentes e o uso de sistemas fechados de aplicações.
Por sua vez, a delegada transmitiu à BASF a importância de manter as autoridades informadas sobre todas as inovações que permitem aumentar a produtividade e ser mais sustentável na fase de produção. Este conhecimento permitirá proteger, reforçar e validar a importância e relevância da agricultura espanhola e todos os esforços do sector para proteger as culturas, a terra e, finalmente, a segurança alimentar.
No final da visita, Solís pôde ver e aprender como a estação de Utrera pretende continuar a liderar activamente a inovação agrícola, fazendo por estar presente em todas as fases de desenvolvimento de uma solução ou projecto para a saúde das plantas.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.