Entre 15 e 19 de Fevereiro, a BASF promoveu, nas suas instalações em La Palma (Cartagena), em Espanha, demonstrações de ensaios de variedades de alface e de espinafre. O portefólio de alface da BASF foi ampliado com novas variedades de diferentes tipos de alface, com o objectivo de «abranger todo o ciclo de produção de alface em Espanha, proporcionar maior resistência e oferecer variedades mais versáteis».
Na tipologia das “Little Gem”, a empresa apresentou a Theras (para um ciclo de Outono-Inverno) e a VS15 (variedade para Primavera, ainda em desenvolvimento), ambas resistentes ao míldio e a afídeos e podendo ser comercializadas em folhas (devido à «facilidade de remoção das folhas») ou em cabeças, explica a BASF em comunicado. Estas duas variedades juntam-se às já existentes, na tipologia “Little Gem”, Thicket e Thespian, que cobrem todo o ciclo produtivo.
Na tipologia “mini-romana”, a BASF está a lançar a VS73 (roxa, ainda em desenvolvimento, para plantações de fim de Outono e de Inverno), a NUN 06574 (em verde, para plantações de fim de Outono, de Inverno e início de Primavera) e a Winbee (para plantações de fim de Inverno e de Primavera). As duas primeiras são resistentes ao míldio e a afídeos, enquanto a NUN 06574 tem uma tolerância «excelente» ao tipburn (necrose marginal da folha da alface).
Na tipologia “Romana”, é introduzida a NUN 06263, para produção de Outono, mais direccionada para exportação. A pensar no mercado interno, surge a Boratal, para produção de Inverno, com tolerância «elevada» ao tipburn e ao espigamento.
Na tipologia “Iceberg”, a BASF apresentou três variedades, com resistência a míldio e afídeos: Goldiva (produção de Outono), Segobia (Inverno) e Recilia (Inverno e Primavera, com a empresa a destacar a sua «versatilidade», podendo ser cultivada em diferentes alturas do ano e em diferentes zonas de produção). A BASF afirma que tem diversos ensaios em curso para continuar a apresentar novas variedades de alface que abranjam todo o ciclo e que preencham os três requisitos para este tipo de produto: calibre, qualidade e resistência.
A BASF anunciou que foi acrescentada ao catálogo da Nunhems, a sua divisão de sementes, a variedade canónigos (ou alface-de-cordeiro). A empresa indicou ainda que esta divisão está a trabalhar no desenvolvimento de novas variedades de espinafre resistentes ao fusarium.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.
Discussão sobre este post