Associa��o vai pela primeira vez marcar presença na Feira SIAL (Xangai) ViniPortugal coloca vinhos nacionais na montra asi�tica
A ViniPortugal vai estar pela primeira vez na SIAL de Xangai, a maior Feira de vinhos e gastronomia na China, a partir de 18 de Maio. O programa de promo��o dos vinhos portugueses arrancou hoje em Hong Kong e passa ainda por Macau, no qual se inclui a terceira edição das �Grandes Provas Anuais de Vinhos Portugueses�. Cerca de 30 produtores estar�o representados no evento, que vai possibilitar ao mercado local a prova de cerca de 250 vinhos.
Com um extenso programa de ac��es no mercado, a ViniPortugal promove e celebra os vinhos nacionais em todo o mundo, sobretudo para profissionais. A China � um dos mercados com melhor aceita��o aos Vinhos Portugueses. Afinal, Portugal traduzido para Mandarim significa �o país das uvas�.
�A ViniPortugal terá sempre de estar presente nos mercados que apresentem maior crescimento em termos de consumo de vinhos. A China não � diferente, estimando-se que se torne no maior mercado mundial de vinhos em 2017,ultrapassando os EUA�, refere M�rcio Ferreira, Area Manager da ViniPortugal.
Em 2008, a exportação de vinhos portugueses para Hong Kong e Macau obteve um crescimento assinal�vel em volume (Hong Kong 26%; Macau 22%) e, sobretudo, em valor (Hong Kong 44%; Macau36%). Esta tend�ncia deve-se ao enfoque da qualidade dos vinhos e ao aumento da promo��o e da criação da imagem e marca Vinhos de Portugal.
Em Macau, Portugal demarca-se como o segundo player do mercado, sendo apenas superado pela Fran�a. J� em Hong Kong apresenta-se numa posi��o mais modesta mas com crescimentos assinal�veis, na ordem dos 10% desde 2005.
Na China, que não apresenta sinais de quebra no consumo, a situa��o � mais serena. V�o continuar a verificar-se crescimentos anuais do consumo privado próximos dos 20%. Desde 2005, Portugal triplicou as exporta��es de vinho para aquele país.
No mercado internacional, os vinhos de Portugal apresentam-se como um produto diversificado e com uma rela��o qualidade/pre�o muito competitiva. Numa altura de crise econ�mica internacional, as vendas t�m obtido um crescimento not�vel. Nos �ltimos quatro anos as exporta��es cresceram em média 6,5%, sendo que 2007 foi o ano que registou a melhor marca, com 15,8%
A ViniPortugal come�ou a promover o vinho portugu�s no mercado do Eixo Asi�tico (Hong Kong, Macau e Xangai) em 2007, organizando e marcando presença em grandes provas anuais de vinhos para profissionais. Estas iniciativas estáo abertas �s empresas portuguesas que pretendem apostar na exportação.
|
Apontadores relacionados: |
S�tios |
|
|
Fonte: adbd |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|