Centenas de inspetores estão destacados em vários pontos do país para esta operação. Pedro Portugal Gaspar, inspetor-geral da ASAE, explicou qual o tipo de infrações a que vão estar mais atentos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realiza esta quarta-feira uma operação de fiscalização a nível nacional, com o foco no transporte de mercadorias alimentares. Em Lisboa, a operação decorre na Ponte 25 de Abril. Em declarações à SIC Notícias, o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, explicou qual o tipo de infrações a que os inspetores estão mais atentos.
“Problemas do frio no transporte de bens alimentares, más condições de transportabilidade, mistura de bens, etc, e por vezes há outro tipo de infrações na área económica, não terem as guias de transporte condizentes com a mercadoria que levam ou levar outro tipo de produtos”, adiantou o responsável da ASAE.
Pouco depois das 9:00, a repórter Amanda Martins, a acompanhar a operação na Ponte 25 de Abril, deu conta do registo de duas contraordenações, uma delas relacionada com a temperatura a que estava a ser transportada a mercadoria alimentar.
Cerca de uma hora após o início da operação já tinham sido fiscalizados dezenas de veículos. Centenas de inspetores da ASAE estão destacados em vários pontos do país para esta operação, que começou às 7:45 e vai durar 24 horas.
O objetivo é detetar anomalias sobretudo no transporte de bens alimentares, com destaque para a verificação do cumprimento das regras de higiene e segurança.