Pelo 7.º ano consecutivo, o Observa/ICS-ULisboa e a ZERO irão organizar a Escola de Verão sobre Sustentabilidade (EVS). No ano em que o tema da escola será sobre os Recursos Hídricos, esta edição conta com a parceria da APRH – Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, dando continuidade ao compromisso de diversidade e qualidade no que toca ao programa da escola de verão.
A VII Escola de Verão sobre Sustentabilidade decorrerá entre 11 e 15 de setembro de 2023, em formato preferencialmente presencial nas instalações do ICS-ULisboa, havendo a possibilidade de participação remota se a deslocação não for possível. As inscrições podem ser efetivadas até dia 1 de setembro, a partir deste link: https://fenix.ics.ulisboa.pt/accountCreation.
O horário da EVS 2023 será entre as 10h e as 13h e as 14h e as 17h30 e pode ser consultada mais informação sobre a Escola de Verão neste link: https://www.ics.ulisboa.pt/escolas/sustentabilidade/2023.
Porquê o tema dos recursos hídricos?
A água é o maior recurso natural disponível para a humanidade, mas apenas 3% dela é água doce e, desta, apenas 1/3 está acessível para utilização imediata. A crescente utilização, nem sempre responsável, deste recurso e os períodos de seca que se sucedem cada vez mais assiduamente obrigam-nos a refletir sobre práticas quotidianas de cidadãos, mas sobretudo do setor produtivo, em particular da agricultura.
Portugal tem, a este nível, desafios muito claros e presentes na realidade do dia a dia, sendo previsível que os desafios na gestão dos recursos hídricos venham a marcar de forma muito intensa o futuro do país, à medida que as consequências das alterações climáticas se tornam uma realidade e os usos da água aumentam.
A VII Escola de Verão em Sustentabilidade – uma parceria entre o Observa/ICS-ULisboa, a ZERO e a APRH – subordinada ao tema Recursos Hídricos: Consumo, Desperdício e Mudança, tem por objetivo principal promover a reflexão sobre a sustentabilidade hídrica e a sua integração na tomada de decisão junto de responsáveis e técnicos de diferentes organizações (poder local, ONG, empresas, instituições de ensino…).
Público-alvo
Ainda que algumas das discussões possam implicar um relativo nível de aprofundamento de conhecimento, serão, na generalidade dos casos, acessíveis a cidadãos/cidadãs medianamente informados.
Em geral, entre o público-alvo estão:
- Membros de organizações da sociedade civil
- Técnicos da administração
- Profissionais nas empresas
- Investigadores e cientistas
- Mestrandos e doutorandos
- Outros interessados com atividade profissional, académica e/ou cívica na área
Para mais contactos sobre a VII Escola de Verão sobre Sustentabilidade
gestao.academica@ics.ulisboa.pt
aprh@aprh.pt
zero@zero.pt
Fonte: ZERO