De forma a garantir práticas de produção vitivinícola ainda mais sustentáveis, a ANP|WWF junta-se à Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) para a apresentação de melhorias em vários critérios ambientais do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).
A ANP|WWF e os Vinhos do Alentejo firmam protocolo de colaboração com vista à melhoria das práticas vitícolas já postas em prática na região via Programa de Sustentabilidade dos Vinhos dos Alentejo, através da utilização mais responsável dos recursos naturais necessários à cultura das vinhas, tornando estes sistemas produtivos mais resilientes e adaptados às condições naturais. Paralelamente, também será feito um trabalho conjunto com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) através de ações de formação com vista à prática do restauro ecológico.
Para Ângela Morgado, Diretora-Executiva da ANPlWWF “Este é um projeto singular em Portugal e mostra que os produtores estão empenhados em melhorar as suas práticas ambientais, beneficiando não apenas a sua região e as suas pessoas, mas também o próprio país, destacando-se das restantes iniciativas e conseguindo um fator de diferenciação importantíssimo para o reconhecimento internacional dos Vinhos do Alentejo.”
“O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo foi criado já em 2015 e, portanto, achámos que estava na altura de fazer uma revisão de conteúdos com o intuito de melhorar, acrescentar, adaptar e tornar o sistema ainda mais inclusivo. Quando olhámos para a melhoria de critérios da área da biologia, ecologia e conservação da natureza imediatamente pensámos em desafiar a ANPlWWF para trazer toda a sua experiência e conhecimento e aumentar o nível de exigência e credibilidade que pauta o PSVA desde o início. Ano após ano, temos vindo a aperfeiçoar processos e, para além dos notórios benefícios ambientais, garantimos aos nossos produtores assinaláveis vantagens económicas”, avança João Barroso, coordenador do PSVA.
O responsável explica ainda que “com esta parceria pretendemos continuar a ser um exemplo para as outras regiões vitivinícolas nacionais e, claro, aumentar ainda mais a preponderância dos Vinhos do Alentejo além-fronteiras”.
A ANP|WWF e os Vinhos do Alentejo reconheceram a importância de trabalhar em conjunto num projeto que contribua para o aumento da ambição de vários dos critérios ambientais do PSVA. Ao elevar essa ambição, os cerca de 650 viticultores aderentes, têm a oportunidade de progredir ainda mais nas suas metas de sustentabilidade, obtendo, simultaneamente, um maior reconhecimento no mercado nacional e internacional.
Esta iniciativa irá envolver os produtores regionais, tendo em vista a melhoria das suas práticas ambientais sem comprometer a qualidade e rentabilidade das suas produções. A revisão dos critérios ambientais será feita em vertentes como a biodiversidade, pesticidas, clima e água.
Com o aperfeiçoamento das práticas agrícolas, a ANP|WWF quer contribuir para potenciar as práticas sustentáveis já postas em prática nos 13 316 hectares de vinha, que representam 58% da área total de vinha do Alentejo. Este projeto contribuirá ainda para aprofundar os conhecimentos da CVRA em técnicas de restauro ecológico, o que, por sua vez, permitirá capacitar os agricultores para uma promoção mais eficaz da biodiversidade.
Recorde-se que o PSVA coloca a região do Alentejo como pioneira na implementação de medidas de agricultura sustentável e que, em 2020, lançou o único selo de certificação de produção sustentável em Portugal. Atualmente, o PSVA conta já com cerca de 650 membros e com 13 produtores certificados.
Fonte: ANP|WWF e Vinhos do Alentejo