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– 03-09-2003 |
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Angola : Empresas portuguesas produtoras de vinho demonstram interesse por mercadoLuanda, 02 Set Fernando Anjos fez esta aprecia��o na abertura da confer�ncia sobre o "Vinho do Alentejo e o futuro do vinho portugu�s" realizada na capital, numa iniciativa da empresa angolana ligada � distribui��o centralizada, Intramuros. "O mercado angolano está a evoluir em todos os sectores de actividades e está a ficar mais operacional, o que � bom, sobretudo, para quem quer fazer neg�cios neste país. As empresas portuguesas come�am a dar grande import�ncia ao mercado angolano", referiu Fernando Anjos. Segundo Fernando Anjos, a fase de exportação para Angola do vinho a granel está j� ultrapassada, afirmando que actualmente 50 por cento das exporta��es feitas são j� de produtos com qualidade. "Penso que isto � positivo, quer na evolu��o do mercado angolano, quer no comportamento das empresas portuguesas, perante ao mercado angolano", salientou. Lembrou que as exporta��es de vinho portugu�s para Angola em 2002 se cifraram em 10 por cento contra os cinco por cento no de 2000. "O ICEP está a pensar fazer no próximo ano uma promo��o de vinhos portugueses em Angola. Em Novembro deste ano vamos fazer uma outra ac��o de promo��o de produtos alimentares portugueses, incluindo vinhos, no supermercado Jumbo. � uma ac��o a ser direccionada ao público", anunciou Fernando Anjos. Referiu ainda que, o ICEP está a sensibilizar empresas portuguesas produtoras de vinho e importadores angolanos para a realiza��o no próximo ano de um curso sobre vinho para informação e forma��o sobre o produto. Paulo Pinto de Andrade, director-geral da Intramuros, destacou que o futuro do sector de distribui��o de alimentos e bebidas em Angola depender� especialmente do nível. de independ�ncia, dimensão e cadeia de valor que for criada entre os v�rios intervenientes do mercado angolano. Segundo Paulo Pinto de Andrade, a Intramuros � um grupo de empresas "fortemente" orientado e comprometido com o futuro do sector de distribui��o. "Consideramos todas as etapas que um produto percorre até chegar ao consumidor final como parte importante da nossa missão, quer se trate de produzir, embalar, transportar, comercializar, armazenar ou divulgar", disse. O en�logo portugu�s, Jo�o Portugal Ramos, que animou a confer�ncia que teve como objectivo explicar aos agentes retalhistas e grossistas angolanos as principais caracterásticas e qualidade dos vinhos, explicou que a t�cnica, a tradi��o, a personalidade e intui��o, são elementos fundamentais na arte de criar vinhos que lhe impuseram como um dos respons�veis pela evolu��o dos vinhos portugueses da actualidade. "Tinha o sonho de criar os meus pr�prios vinhos. Vinhos muito bem feitos. � assim que coloquei Estremoz na rota dos grandes vinhos do mundo", explicou Jo�o Portugal Ramos, na cerimónia de promo��o dos seus vinhos. A confer�ncia foi antecedida por uma apresentação dos vinhos pelo delegado do ICEP, Fernando Anjos, seguindo-se de uma prova de vinhos das regi�es portuguesas do Alentejo e do Ribatejo. Entre os vinhos apresentados destacam-se a Tercius e Conde de Vimioso Reseva, ambos tintos da regi�o do Ribatejo e Aragones, Syarah, Marques de Borba, Vila Santa e Marques de Borba Reserva, todos tintos da regi�o do Alentejo. Alentejo e Ribatejo são duas regi�es portuguesas onde são produzidas uvas da melhor qualidade da Quinta de Jo�o Portugal Ramos. Os vinhos de Jo�o Portugal Ramos figuram entre os mais consumidos em Angola e a sua distribui��o � feita pela Intramuros.
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