Agricultores de Coimbra denunciam falta de sementes

Agricultores de Coimbra denunciam falta de sementes

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) denunciou a falta de sementes na região devido à pandemia de covid-19, que pode comprometer as sementeiras desta época, e incitou o Governo a tomar medidas.

“A semente para a produção de milho está a faltar e se não forem tomadas medidas concretas a produção de milho nacional estará em risco”, revelou a associação, acrescentando que “a semente Pioneer, que é uma das mais usadas, e que tem a produção de sementes para a Europa localizada na Itália, está a faltar no mercado português”.

A ADACO referiu, ainda, que a produção de arroz “também está em risco para os produtores que têm produção integrada, pois têm de ter por cada hectare 60 por cento de semente certificada, que está a faltar”. “Para os outros produtores de arroz, que em média guardam 70 por cento de sementes da sua produção para a próxima cultura, mesmo assim também vão ter problemas com as suas sementeiras”, advertiu.

A associação exorta o Governo e o Ministério da Agricultura a “tomar medidas urgentes e a diminuir as percentagens da obrigatoriedade do uso de sementes certificadas, para números adequados à semente certificada existente”.

A ADACO fala ainda na falta de matéria-prima na indústria para o fabrico de factores de produção, nomeadamente rações para animais que, a curto prazo, podem colocar problemas aos produtores de gado.

“A este ritmo vai acontecer que a breve prazo também não vai haver matéria-prima para o fabrico de herbicidas, pesticidas”, entre outros, salientou a Associação.

O artigo foi publicado originalmente em Campeão das Províncias.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 30 Março a 5 Abril 2020
Próximo Pesticide residues in food: track trends with our browsable charts

Artigos relacionados

Sugeridas

CONFAGRI contesta conteúdos sobre agricultura de aula da Telescola

A CONFAGRI manifestou junto do Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, o seu repúdio pelos conteúdos transmitidos na emissão do dia 13 […]

Vídeos

Mensagem aos Agricultores Portugueses

O Agroportal reforça os seu serviços aos agricultores com foco no COVID-19 e homenageia os agricultores neste fase de prolongamento de quarentena. […]

Cotações ES

Pocas variaciones en los precios de los cítricos valencianos


En el mercado de los cítricos han predominado las repeticiones durante esta semana. Según fuentes de la Lonja de Valencia, […]