“A agricultura extensiva é a resposta para o desenvolvimento do Alentejo e do país diz Catarina Martins na visita

“A agricultura extensiva é a resposta para o desenvolvimento do Alentejo e do país diz Catarina Martins na visita

[Fonte: Rádio Campanário] Em Castro Verde, Catarina Martins alertou que “a monocultura intensiva não tem trazido emprego” e “está a estragar os solos e a água” e defendeu que o Alentejo e o país precisam para o seu desenvolvimento de uma “agricultura extensiva, que seja ordenada e apoiada”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda visitou, este domingo 20 de outubro, a feira de Castro Verde, “uma das maiores feiras do Alentejo”.

À comunicação social, Catarina Martins apontou que “o Alentejo tem tido um modelo de desenvolvimento que está errado”, criticando a ideia que a monocultura pode ser “a resposta para todos os problemas”. “A monocultura intensiva não tem trazido emprego nem povoamento ao Alentejo. A monocultura intensiva está a estragar os solos e a água e é um ataque à biodiversidade”, explicou a deputada.

“Pelo contrário, uma agricultura extensiva, que seja ordenada e apoiada, que tenha do ponto de vista económico os apoios de que precisa, é uma resposta para o desenvolvimento do Alentejo e do país, com emprego, com rendimento para quem trabalha, respeitando ao mesmo tempo o ambiente, os solos, a água e a biodiversidade”, defendeu a coordenadora bloquista.

Catarina Martins acrescentou ainda que esta visita à feira de Castro teve como intenção sinalizar “a prioridade ao desenvolvimento da agricultura extensiva, a prioridade ao desenvolvimento de todo o território”, “porque nós não nos resignamos com o declínio do interior”.

Comente este artigo
Anterior Faça Chuva Faça Sol – T.2 Ep. 18
Próximo PSD leva Lorenzo ao Parlamento Europeu

Artigos relacionados

Fitotema

Agricultura biológica pode ter mais pesticidas do que agricultura convencional, constata nutricionista

O nutricionista Filipe Freire esclarece que os ganhos nutritivos dos alimentos biológicos em saúde acabam por não compensar o preço que se […]

Sugeridas

‘Startup’ de Coimbra desenvolve plataforma para melhorar prevenção de incêndios

A ‘startup’ de Coimbra Bold Robotics recebeu um apoio da Agência Espacial Europeia para desenvolver uma plataforma que usa dados de observação da Terra para otimizar a prevenção de incêndios e a gestão de terrenos florestais. […]

Sugeridas

É desta que vamos mudar o mundo rural? Então tome nota

[Fonte: Expresso]

Se houver coragem para colocar na agenda política questões como o povoamento, a valorização dos recursos endógenos, […]