Mostras de gado, provas equestres e música são alguns dos destaques da Feira de Garvão, no município de Ourique deste ano, que arranca na sexta-feira com mais de 100 expositores para “mostrar o melhor do mundo rural”.
O certame, com entradas livres, é organizado pela Câmara de Ourique (distrito de Beja) em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano e a União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, e inclui a XXVII Exposição Agropecuária de Garvão.
“A Feira de Garvão mostra o melhor do nosso mundo rural, do nosso concelho e do nosso território”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro (PS).
Segundo o autarca alentejano, o certame, que decorre até domingo no Parque de Feiras José Cândido Nobre Félix, “é uma das mais genuínas da região, juntando o setor agropecuário”.
“É uma feira inteiramente dedicada à agricultura da nossa região e esperamos que seja mais um momento de grande afirmação do mundo rural, do território de Ourique e daquelas que são as preocupações do setor em função do momento que vivemos”, acrescentou.
O presidente da Câmara de Ourique destacou ainda a capacidade que esta feira secular tem tido para, ao longo dos anos, “se adaptar às realidades e às exigências atuais”.
“A feira conseguiu-se transformar e continua a ser um grande momento alto para o concelho de Ourique. É vir visitá-la para se perceber a sua genuinidade e essência”, disse.
A edição de 2023 da Feira de Garvão arranca pelas 10:00 de sexta-feira e contará ao longo dos três dias com mostras de gado, nomeadamente da raça bovina autóctone garvonesa, assim como provas equestres, tasquinhas, palestras e debates sobre agropecuária.
A música é outro dos atrativos do evento, com as atuações, entre outros, de Miguel Azevedo e de David Carreira, ambos a partir das 23:00 de sexta-feira e sábado, respetivamente.
O programa da Feira de Garvão inclui ainda concursos de rafeiros alentejanos e de cães da Serra d’Aires, demonstrações de ordenha e de tosquia, uma corrida de toiros à portuguesa, espetáculos de cante alentejano e um Encontro de Cante ao Baldão.