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– 02-10-2004 |
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Vinho Verde à conquista da NoruegaA Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes organiza uma prova de Vinhos Verdes, no próximo dia 04 de Outubro, na Casa do Vinho Verde, para 21 vendedores das lojas do monopólio da Noruega "Vinmonopolet", com o objectivo de transformar Portugal e os seus vinhos, numa "região" de aposta para este mercado. A "Vinmonopolet" irá introduzir cerca de 14 novos vinhos na Lista Básica de compras, factor que poderá influenciar de forma positiva as vendas dos nossos vinhos. Esta é a primeira acção desenvolvida para o mercado norueguês. A Noruega constitui um mercado em expansão, e o aumento do consumo de vinhos deve-se a factores como o aumento do poder de compra, a abertura de novas lojas do Monopólio, o desenvolvimento do conceito "self-service" nas lojas e o interesse crescente da população pela gastronomia e vinhos. O governo da Noruega tem vindo a reduzir as taxas nos vinhos e noutras bebidas alcoólicas – o último corte de taxas foi de 5% em 2002. Como resultado destes cortes assistiu-se a um aumento das vendas no retalho e na restauração. O maior volume de vendas para bebidas alcoólicas vai para a cerveja (77% do volume total de vendas), mas o vinho possui uma crescente representatividade nas vendas, pois actualmente os noruegueses são atraídos por bebidas diferentes no Verão e verifica-se uma alteração comportamental que os leva a beber vinho à refeição com maior frequência. Em 2003 assistiu-se a um aumento do volume de vendas dos vinhos portugueses tintos de 22%.
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