A médica veterinária Karla Pinto, doutoranda em Ciências Veterinárias na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora do Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV-UTAD), foi distinguida com o CannaPortugal Global Cannabis Award 2026, reconhecimento que destaca o seu percurso profissional e científico na área da medicina veterinária canabinoide.
Atribuídos desde 2022, os CannaPortugal Global Cannabis Awards distinguem pessoas, organizações, projetos e instituições que se destacam pelos seus contributos para o avanço do conhecimento e da compreensão da canábis, em domínios como a ciência, a saúde, a sustentabilidade, os direitos humanos e o desenvolvimento económico.
No âmbito do seu doutoramento na UTAD, Karla Pinto desenvolve investigação na área da canábis medicinal, dos fitocanabinoides e do sistema endocanabinoide, sob orientação dos docentes João Requicha e Maria dos Anjos Pires. O seu trabalho tem contribuído para aprofundar o conhecimento científico sobre o potencial terapêutico destas substâncias em Medicina Veterinária, numa área de investigação em crescente afirmação internacional.
Para a investigadora, esta distinção representa simultaneamente um reconhecimento e uma responsabilidade acrescida.
A investigadora destaca igualmente a importância do papel da UTAD neste domínio emergente do conhecimento.
“É particularmente relevante que a UTAD esteja a marcar presença neste campo, contribuindo para a produção de conhecimento em Medicina Veterinária. Através da investigação desenvolvida na Universidade, Portugal participa assim na construção de conhecimento numa área científica dinâmica e emergente, com crescente relevância internacional.”
A edição de 2026 dos CannaPortugal Global Cannabis Awards integra a TransAtlantic Celebration of Industrial Hemp & Medical Cannabis, iniciativa que decorre nos dias 16 e 17 de outubro, em São Miguel, nos Açores, reunindo especialistas, investigadores e profissionais das áreas da ciência, medicina, agricultura, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.
O artigo foi publicado originalmente em UTAD.















































