INGRID é o nome atribuído pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera a uma depressão, que se prevê que esteja centrada em 51°N 07°W às 00UTC de dia 24 de janeiro com uma pressão atmosférica no seu centro de 966hPa.
Nos dias 23 e 24, irão ocorrer aguaceiros, sendo pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada até à manhã de dia 24 e sob a forma de neve acima de 600/800 metros de altitude, em especial no Norte e Centro, descendo temporariamente para cotas inferiores até ao início da manhã de dia 24. A acumulação de neve será significativa nas serras destas regiões, com valores da ordem de 20 a 30 cm acima de 800/1000 metros de altitude e até 5 cm acima de 600 metros, o que terá um impacto muito significativo na circulação rodoviária e nas atividades das populações, salientando-se o impacto adicional da formação de gelo. Não se descarta a possibilidade de ocorrer queda de neve, embora em menor quantidade, nos pontos mais altos das serras de S. Mamede, Marvão (Alto Alentejo) e Monchique (Algarve). A partir da manhã de dia 24 a cota da neve deverá subir gradualmente para 1200/1400 metros de altitude e deverá ocorrer chuva a partir do final da tarde de dia 24 no litoral Norte e Centro, onde será mais intensa, estendendo-se ao restante território durante a noite e sendo em especial no Centro e Sul no dia 25.
O vento irá soprar forte do quadrante oeste no litoral, principalmente a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, por vezes com rajadas até 110 km/h no litoral e até 120 km/h nas terras altas, até ao início da tarde do dia 24.
A agitação marítima será forte, com ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa na costa ocidental, podendo atingir 15 metros de altura máxima.
Adicionalmente, prevê-se uma descida significativa dos valores da temperatura do ar até dia 24, o que associado ao vento se traduzirá num aumento do desconforto térmico.
Devido a esta situação encontram-se emitidos avisos, sendo os mais gravosos o aviso VERMELHO de acumulação de neve e de agitação marítima e o aviso LARANJA de rajada máxima, aconselhando-se o acompanhamento das atualizações durante as próximas horas.
Este comunicado deverá ser o último relativo a esta situação meteorológica.
Fonte: IPMA
















































