A Syngenta anunciou que vai proceder à abertura da Cropwise, a sua plataforma digital agrícola baseada em inteligência artificial (IA), a programadores de entidades terceiras em todo o mundo.
De acordo com o comunicado de imprensa, o lançamento da Plataforma Aberta Cropwise foi pensado para acelerar a transformação digital na agricultura e remover uma das maiores barreiras à inovação: o acesso.
A comunicação também enfatiza que, ao ser disponibilizada a base digital à comunidade global de programadores, a empresa pretende permitir que integrem modelos agronómicos avançados em novas ferramentas e aplicações, contribuindo para que os agricultores tenham acesso a tecnologias mais inteligentes e interligadas.
Um novo estudo da IPSOS, em parceria com a Syngenta, reforçou a urgência deste desafio. A investigação concluiu que o fosso digital na agricultura está a aumentar, com as grandes explorações a liderarem na adoção de IA e tecnologias digitais, enquanto os pequenos agricultores enfrentam o risco de ficar para trás.
O estudo mostrou também que, embora os agricultores mais jovens estejam a adotar rapidamente novas tecnologias, muitos agricultores mais velhos consideram a inteligência artificial complexa ou inacessível e muitas vezes sem se aperceberem de que já a utilizam em ferramentas como drones ou imagens de satélite.
Segundo a análise, a confiança, o controlo dos dados e a eficácia dos resultados a nível local surgem como fatores decisivos para a sua adoção.
“A Plataforma Aberta Cropwise representa um passo significativo para colmatar a desigualdade que existe na adoção de tecnologia agrícola. Ao criar um ecossistema aberto que combina a nossa profunda experiência agrícola com recursos digitais de ponta, estamos a capacitar programadores de entidades terceiras a construir soluções baseadas na Cropwise. Os agricultores podem escolher as aplicações que melhor respondem às suas necessidades, sem prescindir do controlo sobre os seus dados”, referiu Feroz Sheikh, Chief Information & Digital Officer da Syngenta.
Com recursos de integração e acesso aos serviços digitais da Syngenta, a Plataforma Aberta Cropwise permite que qualquer entidade do setor desenvolva aplicações baseadas em dados para responder aos desafios práticos da agricultura.
A nota de imprensa explica ainda que os agricultores mantêm o controlo total dos seus dados, beneficiando de um ecossistema de inovações e integrações sustentado pela plataforma Cropwise. Para a comunidade de programadores, a Plataforma Aberta Cropwise representa uma oportunidade para explorar os recursos de IA, aprendizagem automática e dados agronómicos reais da Syngenta, permitindo desenvolver e disponibilizar soluções à escala global.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.












































