O candidato do ADN a Vila Nova de Gaia, Rui Sequeira, quer criar um mercado municipal numa zona central do concelho para, a par da requalificação das feiras, promover o comércio local e a agricultura, chamando mais jovens.
“Queremos criar um mercado municipal numa zona muito central para promover o comércio local, uma zona com bons acessos que atraia pessoas quer para promover o negócio, quer para fazer acontecer o negócio. Também temos de atrair mais jovens para este tipo de atividade e para a agricultura, e quem já está nela tem de se sentir motivado”, disse o candidato.
Na feira dos Carvalhos, onde esta manhã várias caravanas partidárias se cruzaram, Rui Sequeira disse à Lusa que vê Gaia como “um concelho maravilhoso” porque “tem muito terreno e boas condições” para uma “verdadeira aposta na agricultura biológica e na valorização dos produtos locais”, mas para isso “é preciso fazer acontecer”.
“Temos que fazer uma boa gestão, fazer bons concursos e fazer acontecer. Isso é o mais importante. Para esta feira, existe uma promessa com oito anos de requalificação, no valor de dois milhões de euros. Dois milhões de euros para bancas e coberturas? Não é grave só o valor que nos parece um valor extraordinário. É grande demais ser uma promessa de oito anos e nada acontece”, referiu.
Rui Sequeira promete usar essa verba para requalificar “todas as feiras” deste concelho do distrito do Porto e apontou exemplos: “A feira dos Carvalhos é, efetivamente, uma feira icónica pela sua dimensão, pela sua história, mas não podemos esquecer que existem outras feiras igualmente interessantes, a de Canidelo, a de Vilar, a de Arcozelo, por exemplo”.
Num périplo pela feira com algumas bandeiras no ar e panfletos na mão, Rui Sequeira foi cumprimentando os comerciantes e clientes e repetindo a mensagem de que “o ADN é a verdadeira alternativa, porque é mais do que um partido, as suas ideias não são só promessas”, disse.
“Nós não prometemos uma única casa. Há quem prometa cinco mil casas, mil casas, duas mil casas. Nós não prometemos uma casa. Prometemos, sim, e temos propostas, para projetos que vão ajudar a criar algumas centenas, milhares de casas no mercado de arrendamento e também, obviamente, tentaremos baixar o preço do metro quadrado, num conjunto de habitações através de acordos”, acrescentou.
À Lusa, Rui Sequeira repetiu a ideia de que “saltou do sofá para abraçar um projeto, porque Vila Nova de Gaia precisa de pessoas de confiança e não de promessas”.
Na corrida à Câmara de Vila Nova de Gaia estão as candidaturas de André Araújo (CDU – coligação PCP/PEV), João Paulo Correia (PS), Luís Filipe Menezes (PSD/CDS-PP/IL), Daniel Gaio (Volt), João Martins (BE/Livre), Rui Sequeira (ADN), António Barbosa (Chega) e Catarina Costa (Partido Liberal Social).
O executivo municipal é composto por 11 vereadores, tendo o PS nove e o PSD dois.
As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.