O efetivo pecuário da União Europeia (UE) voltou a registar uma quebra em 2024, dando continuidade a uma tendência de declínio que se tem acentuado ao longo da última década.
Segundo os dados mais recentes, divulgados pelo Eurostat, a UE contava no ano passado com cerca de 132 milhões de suínos, 72 milhões de bovinos, 57 milhões de ovelhas e 10 milhões de caprinos.
Em comparação com 2023, todas as categorias de animais registaram quebras: a população de suínos diminuiu 0,5%, a de bovinos caiu 2,8%, a de ovelhas recuou 1,7% e a de caprinos desceu 1,6%.
Esta redução anual reforça uma tendência de longo prazo, visível quando se comparam os números de 2024 com os de uma década antes. De acordo com os dados do serviço europeu de estatísticas, desde 2014, o efetivo de suínos caiu 8,1%, a de bovinos 8,7%, a de ovelhas 9,4% e a de caprinos 16,3%.
O recuo no número de animais pode estar associado a múltiplos fatores, como mudanças nos hábitos de consumo, políticas ambientais e de bem-estar animal mais restritivas, aumento dos custos de produção ou dificuldades económicas enfrentadas por produtores agrícolas em vários Estados-Membros.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.