A Comissão Europeia anunciou hoje a abertura de uma investigação sobre a compra da Kellanova, empresa com marcas como a Pringles, pela Mars, cujo portfólio inclui produtos como M&M’s e Snickers, informou a instituição em comunicado.
A Comissão Europeia suspeita que a transação aumentaria o poder da Mars nas negociações com fornecedores, que poderiam ser forçados a pagar preços mais altos pelos produtos, que seriam então transmitidos aos consumidores finais.
Os Serviços Europeus de Concorrência têm, portanto, “sérias dúvidas” sobre o impacto da transação no fornecimento de produtos em vários Estados-membros e agora conduzirão uma investigação aprofundada para determinar se as suas suspeitas iniciais são verdadeiras.
A aquisição foi notificada à Comissão Europeia em 16 de junho, e a instituição agora tem 90 dias úteis para chegar a uma conclusão, ou seja, até 31 de outubro deste ano.
O executivo comunitário alertou, no entanto, que a abertura de uma investigação aprofundada não prejudica o resultado.
“Ao adquirir a Kellanova, a Mars adicionaria diversas marcas muito populares de ‘snacks’ e cereais ao seu já amplo e sólido portfólio de produtos. Dado que a inflação dos preços dos alimentos permanece alta na Europa, é essencial garantir que esta aquisição não aumenta ainda mais o custo das cestas de compras”, resumiu Teresa Ribera, vice-presidente executiva responsável pela Concorrência.
A transação, avaliada em aproximadamente 35,9 mil milhões de euros, é uma das maiores no setor de alimentos dos últimos tempos e permitirá que a Mars se expanda além do segmento de ‘snacks’ de chocolate para o segmento de ‘snacks’ salgados, já que a Kellanova também é proprietária da Cheez-It e da Eggo, muito populares nos Estados Unidos.
A Kellanova opera em 180 mercados e é o resultado da cisão da Kellogg’s, que em 2023 separou o negócio de cereais na América do Norte, agora conhecido como WK Kellogg Co., deixando a Kellanova como o negócio de ‘snacks’.