À margem da primeira reunião da Comissão Europeia dedicada ao orçamento da União Europeia para o período 2027-2034 (QFP – Quadro Financeiro Plurianual), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) participou hoje numa manifestação em Bruxelas, organizada pelo COPA – Comité Europeu das Organizações Profissionais Agrícolas. O objetivo foi alertar a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de que os agricultores europeus estão unidos e determinados a lutar por um aumento do orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) e pela manutenção da PAC tal como está desenhada, com os seus dois pilares e gestão separada dos restantes fundos da União Europeia.
A manifestação serviu para avisar a Comissão Europeia de que o setor agrícola está atento e mobilizado. Caso haja qualquer sinal de cortes na PAC ou de alterações à gestão dos fundos que prejudiquem o setor agrícola europeu, os agricultores dos 27 Estados-Membros estão prontos para se unir e convocar manifestações em toda a União Europeia, exigindo uma PAC justa e rentável para o setor agroalimentar.
A CAP esteve representada pelo seu Delegado Permanente em Bruxelas, Duarte Mira, que durante a manifestação afirmou: “Esta manifestação é para apoiar o Comissário da Agricultura, Christophe Hansen, e dar-lhe força no Colégio de Comissários para garantir um orçamento justo para o setor agroalimentar. A Presidente da Comissão Europeia deve cumprir as promessas feitas aos agricultores europeus durante a campanha eleitoral. Caso contrário, pode contar com protestos dos agricultores até ao final do seu mandato.”
Em Lisboa, a CAP assinalou igualmente o momento com uma concentração simbólica em frente à sua sede, à semelhança do que aconteceu em todas as organizações dos 27 Estados-Membros.
A CAP reafirma o seu compromisso em defender os interesses dos agricultores portugueses e europeus, exigindo uma PAC forte, justa e capaz de responder aos desafios do setor agroalimentar.
Fonte: CAP