O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) vai levar a efeito, no próximo dia 27 de maio, uma ação de formação e demonstração dedicada à “Técnica Ancestral de Propagar para Conservar: Enxertia em Campo”. A iniciativa, de cariz eminentemente prático, decorrerá entre as 9h00 e as 13h00, no Polo de Inovação de Dois Portos, situado na Quinta da Almoinha.
Com o objetivo de preservar e disseminar conhecimentos ancestrais, cruciais para a sustentabilidade agrícola e conservação da biodiversidade varietal, esta formação gratuita propõe-se a dotar os participantes das competências necessárias para a aplicação da enxertia diretamente no terreno. Os trabalhos serão conduzidos pelos formadores Jorge Cunha e Francisco Baeta, que abordarão desde os aspetos teóricos fundamentais e as diversas técnicas de enxertia, até à sua operacionalização e uma subsequente apreciação crítica dos procedimentos realizados.
Esta oportunidade formativa, que contempla almoço, dirige-se a agricultores, técnicos e demais interessados em aprofundar esta arte secular. Recomenda-se que os formandos se apresentem munidos de tesoura de poda e canivete de enxertia, ferramentas essenciais para a componente prática.
As inscrições, gratuitas mas de número limitado, devem ser efetuadas até ao dia 23 de maio através da plataforma Eventbrite. Esta ação de valorização de técnicas tradicionais conta com o enquadramento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e financiamento da União Europeia.
Inscreva-se aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.