2020: A pior campanha das fruteiras da última década

2020: A pior campanha das fruteiras da última década

As previsões agrícolas, em 30 de Setembro, apontam para uma diminuição generalizada na produção das fruteiras. Na maçã prevê-se uma redução de 20% face a 2019, sendo que na pêra esse decréscimo é ainda mais significativo (-35%), antecipando-se a pior campanha da última década.

No pêssego a produção deverá rondar as 30 mil toneladas (-25%), sendo a queda de granizo de Maio no interior Centro a principal responsável por esta diminuição.

Quanto aos frutos de casca rija, estima-se uma diminuição na produção de amêndoa (-10%), embora continue bastante acima da média do último quinquénio (+55%). Na castanha a produtividade deverá aumentar 5% face à última campanha.

Quanto à vinha, e apesar da heterogeneidade regional, prevê-se uma diminuição de 5% na produção face à vindima de 2019, esperando-se vinhos equilibrados em termos de acidez e teor alcoólico.

Nas culturas anuais, destaque para diminuições de 10% na produção de tomate para a indústria, em consequência do decréscimo na produtividade média face a 2019 (campanha que registou um rendimento unitário historicamente elevado), e de arroz, resultado da menor área semeada e de alguns constrangimentos culturais.

Na batata de regadio a produção deverá manter-se semelhante à de 2019, tal como no milho de regadio.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior UE | Ministros da Agricultura defendem edição do genoma
Próximo Governo lança novo Programa Nacional de Investimentos para 2030

Artigos relacionados

Últimas

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

Em comunicado, a PJ diz que, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, procedeu à identificação e detenção de um homem, […]

Sugeridas

Cultivo de canábis vai criar 750 empregos em Portugal

Estão já a ser investidos 160 milhões de euros no cultivo de canábis para utilização medicinal. Empregos a criar vão desde a mão-de-obra agrícola até […]

Nacional

Douro quer reserva qualitativa e destilação para suster efeitos da crise

Foram acordadas quatro medidas de comum acordo entre a produção e o comércio para tentar suster o impacto da crise”, […]