1,2 mil milhões de cooperativas celebram 96º Dia Internacional das Cooperativas

1,2 mil milhões de cooperativas celebram 96º Dia Internacional das Cooperativas

CONFAGRI organiza sessão comemorativa em Portugal

 No próximo dia 7 de julho, cooperadores de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas, este ano subordinada ao tema “Sociedades Sustentáveis através da Cooperação”.

Em Portugal, a cerimónia comemorativa* deste Dia será coorganizada pela CONFAGRI e pela CONFECOOP, com o apoio da CASES e da Câmara Municipal de Mirandela, e terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela, pelas 14h30. A anfitriã do evento será a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro.

O Dia Internacional das Cooperativas tem como objetivo divulgar o trabalho meritório das cooperativas, destacar as metas do movimento cooperativo internacional em paralelo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e fortalecer e fomentar as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais e nacionais) e organismos internacionais.

CONFAGRI quer “aumentar a consciência pública sobre a importância das cooperativas”

Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI, recorda que o movimento cooperativo em Portugal já conquistou um lugar de grande destaque na Economia Nacional, “segundo dados da última Conta Satélite da Economia Social (referente a 2013) só o setor cooperativo soma 2.117 entidades, que representam cerca de 25 mil empregos e cerca de 490 milhões de euros no VAB nacional. É por isso urgente aumentar a consciência pública sobre a importância das cooperativas, porque este movimento, feito por pessoas e para pessoas, é o que reúne, pelas suas características de proximidade, maior competência para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU que têm como aspiração alcançar sociedades mais sustentáveis, com maior coesão social e menores desequilíbrios económicos e sociais”, conclui.

A Aliança Cooperativa Internacional quer contribuir para “tornar o mundo num lugar melhor “

Nesta ocasião, Ariel Guarco, Presidente da Aliança Cooperativa Internacional salienta “que é possível crescer com democracia, equidade e justiça social; que as nossas sociedades não podem continuar a desperdiçar recursos e a excluir as pessoas; que devemos melhorar o presente e preservar o futuro para as próximas gerações; e que nos orgulhamos de fazer parte deste movimento. Um movimento com valores e princípios. Um movimento comprometido com a justiça social e a sustentabilidade ambiental”.

Atualmente existem 1,2 mil milhões de cooperadores a nível global. “Não há outro movimento económico, social e político que, em menos de 200 anos, tenha crescido tanto quanto nós. Mas o crescimento não é o mais importante. Nós consumimos, produzimos e usamos os recursos que o planeta nos dá, mas de forma solidária com o meio ambiente e com as comunidades. É por isso que somos um parceiro chave para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, destaca Ariel Guarco.

Pela sua própria natureza, as cooperativas desempenham um papel triplo:

  • Como atores económicos, criam oportunidades de emprego, meios de subsistência e geração de rendimento;
  • Como empresas centradas nas pessoas com objetivos sociais, contribuem para a igualdade e justiça social;
  • Como instituições democráticas, são controladas por seus associados, desempenhando um papel de liderança na sociedade e nas comunidades locais.

 

Sobre o Programa

A Sessão, de entrada livre mas sujeita a inscrição, contará com a presença do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, Joaquim Barreto, e Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

→Consulte aqui o programa do Dia Internacional das Cooperativas←

Comente este artigo
Anterior PAC: Ministro contra corte igual em todos os Estados-membros no apoio ao desenvolvimento rural
Próximo ECVC pide a la Unión Europea que rechace las maniobras de la industria para ocultar sus nuevos OGM

Artigos relacionados

Eventos

Visita de campo “Sanidade do pinhal após incêndios” – 26 de outubro – Marinha Grande

O Centro PINUS, o INIAV e a APFCAN encontram-se a promover uma visita de campo que decorrerá na tarde do próximo 26 de setembro de 2019 , na (região envolvente da) Marinha Grande. […]

Eventos

Visita técnica dedicada à produção e transformação de pequenos frutos – 20 de setembro – Vagos

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]
Realiza-se a 20 de Setembro uma visita de campo gratuita a plantações e a empresas de transformação de pequenos frutos. Designada “Da produção à transformação”, esta acção é promovida pela Câmara Municipal de Vagos, em colaboração com a AGIM – Associação Para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial. […]

Eventos

Colóquio InovMirtilo – 1 de Julho 2017 – Sever do Vouga

A Revista Voz do Campo vai realizar dia 01 de Julho, a partir das 14H00, em Sever do Vouga, um colóquio dedicado às Novas Tecnologias na fileira do mirtilo.
O evento é integrado na Feira Nacional do Mirtilo 2017, de 29 de junho a 02 de julho, […]