1.º Maio: Trabalhadores dos hipermercados estão em greve

1.º Maio: Trabalhadores dos hipermercados estão em greve

[Fonte: Observador] Funcionários do Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço são alguns dos trabalhadores da rede de grande distribuição de produtos que paralisam à semelhança do que aconteceu em anos anteriores.

Os trabalhadores da grande distribuição, incluindo os do Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço, e os das empresas de distribuição filiadas no Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE) estão esta quarta-feira em greve.

Os trabalhadores da grande distribuição estão em greve, tal como em anos anteriores, para exigir às empresas e à Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), cuja negociação se prolonga há 31 meses, conforme indicou o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), filiado na CGTP, em comunicado divulgado em 23 de abril, quando foi emitido o pré-aviso de greve.

Nesta revisão do CCT, os trabalhadores pedem o aumento dos salários e o encerramento das superfícies no 1.º de Maio, aos domingos e feriados, reivindicando ainda a progressão automática do operador de armazém e o fim da tabela B.

Entre as cadeias da grande distribuição, o CESP destacou que “têm greve específica os trabalhadores do Auchan [que detém a marca Jumbo], do Pingo Doce/Jerónimo Martins, da Sonae, da Dia/Minipreço para exigir a resposta aos cadernos reivindicativos apresentados para 2019 e a negociação do CCT”.

Também os trabalhadores das empresas de distribuição filiados no SITESE, filiado na UGT, fazem hoje greve, pelo direito ao feriado no Dia do Trabalhador e também contra a precariedade existente no setor e em defesa de aumentos salariais e dos direitos dos trabalhadores.

Nos últimos anos, os trabalhadores do setor da distribuição têm feito greve no dia 1.º de Maio para tentar que as respetivas empresas encerrem no Dia do Trabalhador.

Comente este artigo
Anterior Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas (CNV)
Próximo Programa Nacional de Regadios - Candidaturas: Desenvolvimento do Regadio Eficiente - 2 de maio

Artigos relacionados

Nacional

AEP e 21 empresas nacionais na maior feira alimentar do Médio Oriente

Entre os dias 17 e 21 de Fevereiro, a AEP – Associação Empresarial de Portugal e 21 empresas nacionais estão na Feira Gulfood 2019, […]

Nacional

Nestes túmulos com mais de 3500 anos descobertos na Grécia, são as jóias que falam da agricultura

Arqueólogos da Universidade de Cincinnati (UC), nos Estados Unidos, descobriram perto de Pilo, no Peloponeso, dois túmulos da Idade do Bronze cujas jóias e outros artefactos poderão vir a trazer importantes informações sobre a vida na Grécia antiga, […]

Nacional

Condução do amendoal. INIAV e Torre das Figueiras promovem ensaios conjuntos

Na Sociedade Agrícola da Torre das Figueiras, no concelho de Monforte, impera a diversificação cultural, fruto de um forte investimento realizado nos últimos anos nas mais modernas técnicas de produção. […]