1.º Maio: Trabalhadores dos hipermercados estão em greve

1.º Maio: Trabalhadores dos hipermercados estão em greve

[Fonte: Observador] Funcionários do Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço são alguns dos trabalhadores da rede de grande distribuição de produtos que paralisam à semelhança do que aconteceu em anos anteriores.

Os trabalhadores da grande distribuição, incluindo os do Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço, e os das empresas de distribuição filiadas no Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE) estão esta quarta-feira em greve.

Os trabalhadores da grande distribuição estão em greve, tal como em anos anteriores, para exigir às empresas e à Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), cuja negociação se prolonga há 31 meses, conforme indicou o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), filiado na CGTP, em comunicado divulgado em 23 de abril, quando foi emitido o pré-aviso de greve.

Nesta revisão do CCT, os trabalhadores pedem o aumento dos salários e o encerramento das superfícies no 1.º de Maio, aos domingos e feriados, reivindicando ainda a progressão automática do operador de armazém e o fim da tabela B.

Entre as cadeias da grande distribuição, o CESP destacou que “têm greve específica os trabalhadores do Auchan [que detém a marca Jumbo], do Pingo Doce/Jerónimo Martins, da Sonae, da Dia/Minipreço para exigir a resposta aos cadernos reivindicativos apresentados para 2019 e a negociação do CCT”.

Também os trabalhadores das empresas de distribuição filiados no SITESE, filiado na UGT, fazem hoje greve, pelo direito ao feriado no Dia do Trabalhador e também contra a precariedade existente no setor e em defesa de aumentos salariais e dos direitos dos trabalhadores.

Nos últimos anos, os trabalhadores do setor da distribuição têm feito greve no dia 1.º de Maio para tentar que as respetivas empresas encerrem no Dia do Trabalhador.

Comente este artigo
Anterior Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas (CNV)
Próximo Programa Nacional de Regadios - Candidaturas: Desenvolvimento do Regadio Eficiente - 2 de maio

Artigos relacionados

Nacional

Montemor: Feira da Luz/Expomor organiza colóquio sobre o Toiro Bravo a 31 de Agosto

O Toiro Bravo vai estar presente pela primeira vez na Feira da Luz/Expomor, que decorre em Montemor-o-Novo de 28 de Agosto a 2 de Setembro. […]

Últimas

Sogrape “deixa” primeiro Legado sem o patriarca da família

“Um vinho que não se quer perfeito, mas simbólico”. É desta forma que a Sogrape descreve o Legado, um produto com origem numa vinha centenária da Quinta do Caêdo e “sonhado” […]

Últimas

Asignados los derechos de pago básico de la reserva nacional 2019

Imagen de David Magano
El Fondo Español de Garantía Agraria (FEGA) ha dado a conocer los resultados de la asignación de derechos de pago básico de la reserva nacional correspondientes a 2019. […]