Xylella fastidiosa detetada na zona de Madrid

Xylella fastidiosa detetada na zona de Madrid

[Fonte: Vida Rural]

Foi detetado esta semana, em Villarejo de Salvanés, perto de Madrid, um novo foco de xylella fastidiosa. De acordo com a publicação espanhola Olimerca, a doença foi detetada em três propriedades agrícolas, estimando-se que tenha afetado cerca de 300 oliveiras que serão arrancadas para evitar a propagação.

O secretário geral de Agricultura espanhol, Carlos Cabanas, já confirmou à imprensa do país que foi estabelecido um perímetro de segurança de cerca de 5 quilómetros com o objetivo de garantir que a bactéria não chega a mais nenhuma exploração agrícola da região.

O Governo espanhol já enviou entretanto uma mensagem aos agricultores do país, pedindo tranquilidade no setor porque acredita que o plano de segurança posto em marcha pelas entidades responsáveis “está a funcionar”.

Já em fevereiro deste ano, o Conselho de Agricultura da Comunidade Valenciana, em Espanha, tinha anunciado a deteção do sexto foco de xylella fastidiosa na região de Alicante.

Nos últimos anos têm-se multiplicado o número de casos de focos de xylella fastidiosa na Europa, sobretudo em Itália, França e Espanha, tendo sido já abertos vários estudos em universidades e centros de investigação da Europa com o objetivo de encontrar uma solução para a bactéria.

Comente este artigo
Anterior Workshop - Plant Biotechnology for Sustainability and Global Economy - 13 Abril 2018 - Oeiras
Próximo Oficina do Empreendedor da IBR Guimarães conta com 18 promotores

Artigos relacionados

Últimas

Resolução da Assembleia da República sobre a Agricultura Familiar

Foi hoje publicada a Resolução da Assembleia da República n.º 214/2021, Diário da República n.º 145/2021, Série I de 2021-07-28, que recomenda […]

Blogs

Histórias com Presidentes entre vacas e agricultores

“E uma selfie com o Marcelo, não tiraste?” Pois não, não tirei uma “marcelfie”:), porque o covid obriga-nos a manter distâncias, mas tive muito gosto em acompanhar a visita do Presidente […]

Últimas

Escola Superior Agrária de Viseu celebra 25 anos de serviço à comunidade e ao sector agrícola

A Escola Superior
Agrária de Viseu (ESAV) comemora este ano que decorre 25 anos de atividade. Um
percurso sólido e em crescendo, […]