Xylella fastidiosa detetada na zona de Madrid

Xylella fastidiosa detetada na zona de Madrid

[Fonte: Vida Rural]

Foi detetado esta semana, em Villarejo de Salvanés, perto de Madrid, um novo foco de xylella fastidiosa. De acordo com a publicação espanhola Olimerca, a doença foi detetada em três propriedades agrícolas, estimando-se que tenha afetado cerca de 300 oliveiras que serão arrancadas para evitar a propagação.

O secretário geral de Agricultura espanhol, Carlos Cabanas, já confirmou à imprensa do país que foi estabelecido um perímetro de segurança de cerca de 5 quilómetros com o objetivo de garantir que a bactéria não chega a mais nenhuma exploração agrícola da região.

O Governo espanhol já enviou entretanto uma mensagem aos agricultores do país, pedindo tranquilidade no setor porque acredita que o plano de segurança posto em marcha pelas entidades responsáveis “está a funcionar”.

Já em fevereiro deste ano, o Conselho de Agricultura da Comunidade Valenciana, em Espanha, tinha anunciado a deteção do sexto foco de xylella fastidiosa na região de Alicante.

Nos últimos anos têm-se multiplicado o número de casos de focos de xylella fastidiosa na Europa, sobretudo em Itália, França e Espanha, tendo sido já abertos vários estudos em universidades e centros de investigação da Europa com o objetivo de encontrar uma solução para a bactéria.

Comente este artigo
Anterior Workshop - Plant Biotechnology for Sustainability and Global Economy - 13 Abril 2018 - Oeiras
Próximo Oficina do Empreendedor da IBR Guimarães conta com 18 promotores

Artigos relacionados

Últimas

Região de Coimbra solidária com agricultores lesados por javalis

“A CIM da Região de Coimbra associa-se à posição da CNA para que o assunto seja discutido em plenário da Assembleia da República”, […]

Notícias cadeia alimentar

Taxa de segurança alimentar leva Jerónimo Martins a fazer queixa a Bruxelas

Grupo dono das cadeias Pingo Doce e Recheio nunca pagou taxa criada por Assunção Cristas em 2012 por considerar legislação “inconstitucional”, totalizando a soma de 20 milhões de euros em sete anos. Estado já arrecadou 57,2 milhões de euros com o sector da distribuição alimentar […]

Últimas

Ursula von der Leyen avisa que negociações para orçamento da UE “não serão fáceis”

Von der Leyen prometeu aos europeus um pacto para transformar a economia do continente e alcançar a neutralidade climática em 2050

A presidente da Comissão Europeia, […]