Xylella fastidiosa detetada na zona de Madrid

Xylella fastidiosa detetada na zona de Madrid

[Fonte: Vida Rural]

Foi detetado esta semana, em Villarejo de Salvanés, perto de Madrid, um novo foco de xylella fastidiosa. De acordo com a publicação espanhola Olimerca, a doença foi detetada em três propriedades agrícolas, estimando-se que tenha afetado cerca de 300 oliveiras que serão arrancadas para evitar a propagação.

O secretário geral de Agricultura espanhol, Carlos Cabanas, já confirmou à imprensa do país que foi estabelecido um perímetro de segurança de cerca de 5 quilómetros com o objetivo de garantir que a bactéria não chega a mais nenhuma exploração agrícola da região.

O Governo espanhol já enviou entretanto uma mensagem aos agricultores do país, pedindo tranquilidade no setor porque acredita que o plano de segurança posto em marcha pelas entidades responsáveis “está a funcionar”.

Já em fevereiro deste ano, o Conselho de Agricultura da Comunidade Valenciana, em Espanha, tinha anunciado a deteção do sexto foco de xylella fastidiosa na região de Alicante.

Nos últimos anos têm-se multiplicado o número de casos de focos de xylella fastidiosa na Europa, sobretudo em Itália, França e Espanha, tendo sido já abertos vários estudos em universidades e centros de investigação da Europa com o objetivo de encontrar uma solução para a bactéria.

Comente este artigo
Anterior Workshop - Plant Biotechnology for Sustainability and Global Economy - 13 Abril 2018 - Oeiras
Próximo Oficina do Empreendedor da IBR Guimarães conta com 18 promotores

Artigos relacionados

Sugeridas

What does it take for farmers to be ‘Green Deal ready’?

Today’s Green Deal presentation by Commissioner Frans Timmermans highlighted the key role that the European farming […]

Últimas

Fijado el coeficiente provisional del pago verde de 2019


El coeficiente provisional para determinar el importe del pago verde correspondiente a 2019 se ha fijado en el 51,59%, […]

Notícias meteorologia

Tempestade tropical Pablo a caminho dos Açores.

:::: TEMPESTADE TROPICAL PABLO ::::
A perturbação 98L completou a transição tropical e tornou-se na tempestade tropical PABLO.
Esta deverá afetar os grupos Central e Oriental dos Açores nas próximas 48 horas. […]