Cerca de meia centena de participantes estiveram presentes no Workshop “Bio-Regiões: uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais”, que se realizou esta terça-feira, dia 10 de novembro, através da plataforma Zoom, com a participação da Bio-região em preparação do Alto Tâmega e Sousa.
Esta foi a terceira sessão de trabalho do projeto, após realização da primeira reunião, em Viseu, em que participou a Bio-região de São Pedro do Sul, e da segunda reunião, realizada em Serpa, com a colaboração da Bio-região da Margem Sul do Guadiana.
O objetivo deste encontro foi o de refletir em conjunto sobre o modelo das bio-regiões e como operacionalizar para um desenvolvimento sustentável dos territorios rurais a nível nacional.
Os contributos recolhidos neste workshop serão fundamentais para a construção de um Manual orientador para as Bioregiões em Portugal, que pretende ser uma ferramenta importante para apoio aos territórios portugueses interessados em aderir à INNER e aos Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM).
Estiveram presentes representantes de diversas entidades, entre as quais, associações de municípios, câmaras municipais, associações de desenvolvimento local, direções regionais de agricultura e pescas, empresas agrícolas, empresários da restauração, turismo, e participantes individuais.
O workshop foi dinamizado pela RRN, conjuntamente com o Centro Municipal de Cultura de Idanha-a-Nova, Município de Idanha-a-Nova, ACTUAR e AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.
Para mais informação sobre o projeto, consulte o folheto informativo aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.
Discussão sobre este post