No próximo dia 15 de dezembro, na parte da manhã, ira ter lugar no nosso Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), situado no Aeródromo da Lousã, o workshop final do projeto “Eye in the Sky“.
O projeto de investigação “Eye in the Sky“ baseia-se na utilização de um balão de alta altitude para deteção e monitorização de incêndios rurais, entre várias outras utilizações que podem ocorrer antes, durante e após um incêndio rural. A operação do balão a grande altitude permite não apenas ter uma visão integrada do perímetro do incêndio e da área ardida, como também possibilita reforçar o sistema de comunicações no teatro de operações, servindo como uma antena de repetição de sinal. Para além disso, esta solução permite um tempo de operação de várias horas, não interferindo com outros meios aéreos usados na gestão da ocorrência. De uma forma simplificada, a solução Eye in the Sky compara-se a um minissatélite dedicado a uma ocorrência ou a uma zona de interesse.
Neste evento, será feita uma apresentação do projeto e dos seus resultados, seguindo-se uma sessão de demonstração do levantamento do balão e da captação, transmissão de imagens para um posto em terra e verificação do reforço do sinal SIRESP para comunicações. No final, terá lugar um almoço ligeiro que permitirá dar continuidade ao diálogo entre os presentes.
O evento tem uma lotação de 30 participantes, que serão selecionados por ordem de inscrição, que termina no dia 12 de dezembro através do registo no seguinte formulário:
https://forms.gle/9oEtYHdhWPRAHSgH7
A inscrição será confirmada posteriormente por email.