|
|
|
|
|
– 03-06-2010 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
ViniPortugal apresenta o 1� Estudo do sector vitivin�cola em AngolaPortugal � o principal exportador de vinhos para Angola, com 97% da quota de mercado. O vinho ocupa 30% do mercado das bebidas alco�licas de Angola. 50% do vinho importado � consumido na capital de Angola. A ViniPortugal, Associa��o Interprofissional para o sector vitivin�cola, acaba de apresentar o primeiro estudo sobre o mercado vitivin�cola em Angola, conduzido pela empresa Brands Advance. De acordo com as conclus�es a apresentar, os vinhos portugueses dominam o mercado Angolano, com uma quota de 97% nos vinhos engarrafados, o equivalente � exportação de 455 mil hectolitros de vinho em 2009, o que rendeu 54 milhões de euros em valor. Num sector amplamente dominado pela cerveja, o vinho ocupa 30% do mercado das bebidas alco�licas de Angola. O vinho pr�-embalado e a granel continua em grande expansão. Angola � o segundo maior mercado de vinhos em �frica depois da �frica do Sul, apesar disso, em 2009 verificou-se uma queda das exporta��es globais. Angola � um país com cerca de 18,5 milhões de habitantes e s� a cidade de Luanda tem mais de 5 milhões com uma idade média nos 16 anos. Estima-se que existam cerca de 3,5 milhões de consumidores de vinhos s� na Grande Luanda, 60% dos quais são homens e 40% mulheres. Mais de 75% dos consumidores situam-se na faixa et�ria dos 30 aos 45 anos e são essencialmente da classe B e C. Os atributos generalizados e preferidos pelos angolanos nos vinhos, são as marcas reconhecidas ou os estilos de vinhos que personifiquem o estatuto social, o elevado teor a �lcool, o vinho adocicado ou frutado, e muito fresco sobretudo nos vinhos brancos e nos espumantes. Geralmente o consumidor angolano prefere vinhos gaseificados e o tinto por oposi��o ao branco. Os vinhos de marca engarrafados t�m uma elevada taxa de penetra��o no mercado angolano, 26% declaram beber regularmente vinho de marca engarrafado, tendo os consumidores masculinos e com mais de 29 anos mais propensão para esta categoria. O estudo da Brands Advance, encomendado pela ViniPortugal revela que geralmente cerca de 46% dos consumidores compram o vinho em cantinas ou minimercados e 25% nas "vendas de janela aberta", 10% em armaz�ns, 6% em vendedores de rua e 7% em mercados ao ar livre. Fonte: YoungNetwork
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |